
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) São Vicente de Paulo, em Tobias Barreto (SE), promoveu o 1º encontro para implantação de Boas Práticas em Saúde destinado aos colaboradores da unidade. A iniciativa envolveu discussões acerca de diagnósticos, tratamentos e protocolos em Síndrome Coronariana Aguda (SCA), Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Sepse (infecção generalizada), e teve por objetivo qualificar os profissionais para aprimorar os fluxos de atendimento e implementar práticas seguras e baseadas em evidências.
Tal iniciativa faz parte de uma agenda de melhorias que estão sendo implementadas na unidade, alinhadas ao modelo de gestão desenvolvido pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), administradora da UPA por meio de contrato de gestão junto ao Governo do Sergipe por meio da Secretaria de Estado da Saúde, com foco em eficiência, qualidade e segurança. “Esse foi o primeiro de uma série de eventos que estamos planejando. Nossa ideia é estimular a contribuição por parte dos colaboradores, despertando neles o sentimento de pertencimento e empoderamento e estimulando uma atitude cada vez mais participativa”, declara Alecio Vieira, gerente administrativo da UPA.

O projeto foi desenvolvido em parceria com o HCor – Hospital do Coração, de São Paulo, e a programação incluiu apresentação geral, dinâmicas participativas e uma série de debates de ideias entre os participantes sobre segurança do paciente, gestão e processos, práticas integrativas, manejo clínico, entre outras questões, sendo encerrada com um momento de integração entre os participantes. “Acreditamos que esse tipo de atividade resulta em uma equipe mais ajustada e assertiva, pois sabemos que, dessa forma, o resultado do trabalho será mais eficiente e irá gerar bons serviços de saúde à população atendida, que é o nosso maior objetivo”, conclui Alecio Vieira.