Iniciativa ocorreu em reconhecimento aos esforços e conquistas da Unidade na coleta de amostras para o projeto de vigilância genômica de vírus respiratórios no município de São Paulo

Uma cerimônia realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, em 13 de fevereiro, contemplou unidades públicas de Saúde que contribuíram com pesquisas promovidas pela divisão de Vigilância Epidemiológica do município. Na oportunidade, a UPA Jaçanã, gerenciada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), marcou presença e foi reconhecida pela contribuição prestada aos estudos: “vigilância molecular prospectiva para COVID-19 e Influenza na captação e coleta de candidatos elegíveis para o estudo” e “vigilância molecular prospectiva de agentes virais de interesse em saúde pública e implicações clínicas”.
De acordo com o Dr. André Ramos, Diretor Técnico da Urgência e Emergência da SBCD, trata-se de um reconhecimento de grande relevância para todos os profissionais envolvidos no projeto. “Para a SBCD é uma grande satisfação saber que uma unidade sob nossa gestão, em parceria com a SMS/SP, corresponda com seus princípios de gestão e seja uma referência para outras unidades do município, do Estado e até mesmo para o restante do país. É muito gratificante podermos contribuir diretamente com esse importante trabalho desenvolvido pela vigilância epidemiológica e esse reconhecimento é um incentivo a mais para que todos os nossos colaboradores se dediquem cada vez mais no engajamento de projetos desse tipo, sempre em favor da saúde pública”, declarou.
Joyce Matos Lopes de Abreu, supervisora de enfermagem da UPA Jaçanã, celebrou a conquista e agradeceu pelo reconhecimento. “É um prêmio de grande relevância para todos que trabalham na unidade. O reconhecimento de que o esforço de nosso trabalho vale muito a pena”, afirmou. Maria Carolina Bernini João, técnica de enfermagem na UPA Jaçanã, lembrou das dificuldades enfrentadas para obter sucesso na coleta dos dados. “Lembrando de tudo o que passamos por conta da pandemia de COVID-19, participar desse projeto foi algo bastante desafiador. Por isso, ser agraciada com esse reconhecimento é uma grande honra. O recebimento dessa placa simboliza o resultado de um trabalho intenso e obstinado, mas que ao final alcançou os objetivos traçados”, comemorou.