
Unidade de Pronto Atendimento celebrou 5 anos de fundação na última quinta-feira
Inaugurada em 20 de fevereiro de 2020, estrategicamente como forma de ampliar a capacidade de atendimento de urgência e emergência na Zona Norte da capital, a UPA Jaçanã é administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal da Saúde. “Hoje, a UPA colhe os frutos de muito esforço, com uma equipe dedicada que atende a comunidade e desempenha um papel essencial na saúde pública de São Paulo. É uma das Unidades que mais atende na cidade e tem destaque em vigilância sanitária, com prêmios recentes. A SBCD se sente honrada em participar da gestão da unidade, em parceria com a SMS, e valoriza o compromisso da equipe em cuidar da população”, afirma o Diretor Técnico de Urgência e Emergência da SBCD, Dr. André Ramos.
A Unidade conta com média de atendimentos em torno de 20 mil pessoas por mês (2024); uma estrutura física composta por 30 leitos de observação adulta, infantil e isolamento; e realização de consultas de urgência e emergência em Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ortopedia, Odontologia e Psiquiatria, além de exames de raios-x, laboratoriais e eletrocardiografia. “Eu moro aqui perto e sei da importância que esse equipamento tem para a população de todo o território. Mesmo antes da inauguração, eu passava por aqui para ver o andamento da obra, sempre com o objetivo de trabalhar na Unidade. Desde a inauguração, há cinco anos, foi possível observar o ganho que ela trouxe para a região, é uma referência e eu sinto um grande orgulho por fazer parte dessa equipe”, revela a técnica de enfermagem Maria Carolina Bernino João.
Recentemente, a UPA Jaçanã foi contemplada em premiação promovida pela divisão de Vigilância Epidemiológica do município de São Paulo, em reconhecimento aos esforços e conquistas na coleta de amostras para o projeto de vigilância genômica de vírus respiratórios no município de São Paulo. “Comemorar os 5 anos dessa Unidade é motivo de imensa alegria. Tenho a honra de estar presente desde a inauguração, acompanhando de perto cada passo dessa jornada de crescimento e superação. Hoje, ao olhar para trás, vejo não apenas uma unidade de saúde que evoluiu, mas também um espaço onde aprendi, amadureci e me desenvolvi ao lado de profissionais incríveis, unidos por um único propósito: cuidar e transformar vidas. Esses cinco anos são a prova de que a dedicação e o trabalho em equipe fazem toda a diferença. Cresci muito como pessoa e como profissional durante a pandemia de COVID-19 e a cada desafio que superamos é um novo aprendizado. A UPA Jaçanã não é apenas um lugar de trabalho, e sim um espaço de transformação”, concluiu a Supervisora de Enfermagem da UPA Jaçanã, Joyce Mattos Lopes de Abreu.