SBCD

UPA Dr. Thelmo dá início a atendimento em salas exclusivas para pacientes autistas e mulheres vítimas de violência

19 ago 2025

“Sala Azul” e “Sala Lilás” irão assegurar acolhimento adequado para pessoas com Síndrome do Espectro Autista e mulheres que sofreram abuso ou violência doméstica

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz, em Jacareí (SP), acaba de abrir espaços exclusivos para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para mulheres que passaram por situações de violência doméstica. As salas “Azul” e “Lilás” oferecem acolhimento diferenciado, garantindo cuidado, segurança e privacidade.

Administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde, a UPA Dr. Thelmo agora oferece ambientes pensados para o atendimento humanizado e para encaminhar esses pacientes a serviços especializados, quando necessário.

Sala Azul: acolhimento para pessoas autistas

A “Sala Azul” foi desenvolvida para receber pacientes autistas, criando um ambiente tranquilo e confortável. Assim, o espaço conta com iluminação, cores e estímulos visuais planejados para ajudar no processo de acalmar, oferecer segurança e proteger os pacientes dos impactos emocionais. Assim, a estrutura também ampara as famílias nesse processo também, garantindo apoio integral.

Sala Lilás: proteção e sigilo para mulheres vítimas de violência

Já a “Sala Lilás” destina-se às mulheres que sofreram abuso ou violência. Sendo assim, o atendimento é feito com total sigilo, para preservar e proteger as vítimas. “Muitas vezes, podemos identificar os primeiros sinais de violência justamente nas unidades de saúde. Por isso, oferecer um espaço reservado de acolhimento é fundamental no enfrentamento a essas situações”, explica Nadia Aparecida Leite, gerente assistencial da UPA.

Segundo a profissional, é essencial capacitar a equipe para identificar sinais de abuso e atuar com empatia e cuidado. “A comunicação entre os setores envolvidos garante um atendimento seguro, sigiloso e respeitoso. Ou seja, o trabalho conjunto multiplica nossa capacidade de cuidar melhor e dar respostas rápidas e humanas”, destaca.

Nadia reforça ainda que o objetivo é atuar de forma integrada e preventiva. Considerando os reflexos da violência na vida de todas as pessoas envolvidas. “Ter uma rede de apoio qualificada, sensível e preparada para lidar com essas situações faz toda a diferença”, conclui.

Equipe ampliada

Além dos novos espaços, a unidade reforçou a equipe médica com mais um profissional. Agilizando assim, o atendimento e proporcionando maior eficiência nos atendimentos diários. Além disso, outra importante melhoria atende a uma antiga demanda da população: a ortopedia passa a fazer parte dos serviços oferecidos pela UPA. Ampliando o leque de especialidades e evitando que pacientes precisem se deslocar a outras unidades para esse tipo de atendimento.

Tais ações estão alinhadas ao compromisso com a capacitação contínua dos profissionais e à humanização do atendimento, buscando oferecer serviços mais qualificados e acolhedores para todos os usuários do equipamento.

Ir para o conteúdo