SBCD

UPA de São Raimundo Nonato promove capacitação em ventilação mecânica aos colaboradores

19 dez 2025

45 profissionais que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Raimundo Nonato participaram de uma capacitação, promovida pela direção da unidade, referente ao manuseio de equipamento para ventilação pulmonar mecânica invasiva e não invasiva. A iniciativa ocorreu nos dias 15 e 16 de dezembro e envolveu a participação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na UPA.

A ventilação pulmonar mecânica invasiva é um dispositivo avançado que auxilia ou controla a respiração da pessoa. O aparelho possui recursos capazes de ajustar o volume de ar, a pressão, fluxos e tempos da respiração, de acordo com a necessidade do paciente e sua patologia. Trata-se de um método de suporte para o tratamento de pessoas com insuficiência respiratória aguda, com o objetivo de auxiliar ou substituir, parcial ou integralmente, a respiração espontânea do paciente.

Por sua vez, a ventilação pulmonar mecânica não invasiva fornece suporte respiratório sem a necessidade de intubação. Ela é indicada para condições como doença pulmonar obstrutiva e edema pulmonar. Por meio da máquina, a pressão das vias aéreas é aumentada, melhorando a troca gasosa. Outro benefício do equipamento é a redução do esforço respiratório, proporcionando maior conforto ao paciente.

“Na oportunidade, foram abordadas questões como o manuseio dos ventiladores, preparo e montagem do circuito, além do alinhamento das rotinas assistenciais relacionadas ao cuidado do paciente em suporte ventilatório”, explica Anna Carla Leal Bezerra, coordenadora administrativa da UPA de São Raimundo Nonato. Voltada a atendimentos de média complexidade, a UPA de São Raimundo Nonato é um dos principais equipamentos de saúde do município e desempenha papel estratégico no acesso da população a serviços de urgência e emergência.

Acessar o conteúdo