Unidade de Pronto Atendimento que conta com funcionamento 24 horas por dia foi inaugurada em 19 de abril deste ano
A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas de Picos, no Piauí, deu início aos serviços à população em 19 de abril. Ao completar seis meses de funcionamento, a direção da unidade divulgou um balanço do número de atendimentos promovidos e exames realizados ao longo deste primeiro semestre de atividades. Ao todo, foram realizados 35.321 atendimentos e 31.681 exames laboratoriais.
Durante o mesmo período, foram recebidos na Unidade pacientes de aproximadamente 100 municípios de todo o Estado do Piauí. “A UPA tem capacidade para receber até 300 pessoas por dia e oferece estrutura com raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames, atendimentos de clínica médica, leitos de observação, atendimento com telemedicina e teleconsulta – através do programa do Governo do Estado Piauí Saúde Digital, entre outros serviços, sendo referência no atendimento de urgência e emergência adulto para a população da região”, detalha Edilberto Lima, gerente da UPA 24 horas de Picos.
A administração da UPA está sob responsabilidade da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto ao Governo do Piauí e Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde). “Realizamos o gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde oferecidos na Unidade. Nosso foco é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192”, explica a superintendente de Urgência, Emergência e Rede Ambulatorial da SBCD, Dra. Tassiana S. Pitta Diaz.
De acordo com o mais recente censo promovido pelo IBGE (2022), Picos é a terceira maior cidade do Estado do Piauí, com uma população superior a 83 mil pessoas. Dessas, aproximadamente 80% utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS). A UPA 24 horas de Picos faz parte do Plano de Expansão de Média e Alta Complexidade, promovido pelo Governo do Estado do Piauí, que visa melhorar o acesso direto da população aos serviços de saúde.