Unidade também passa a contar com uma sala de gesso para atendimento aos pacientes

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Dr. Thelmo de Almeida Cruz, em Jacareí, implementou o sistema “Fast Track”. A estratégia busca agilizar a triagem dos pacientes de baixa complexidade e gravidade, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e a jornada do paciente na unidade.
Outras unidades administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) adotaram o modelo “Fast Track”, que vem apresentando resultados positivos. A SBCD é responsável pela gestão da UPA, por meio de contrato junto à Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Jacareí.
fast track em jacareí
Para implementação do sistema realizou-se uma análise detalhada dos horários de pico de atendimentos e classificação dos pacientes. Segundo a superintendente de Urgência, Emergência e Rede Ambulatorial da SBCD, Dra. Tassiana Sacchi Pitta Diaz, a avaliação indicou que o modelo atenderia de forma eficaz as necessidades da unidade, especialmente considerando o alto número de atendimentos realizados. “O ‘Fast Track’ permite otimizar os processos internos. E assim, de maneira estratégica, organizar o fluxo de pacientes de acordo com os recursos e profissionais disponíveis. Reduzindo a jornada do paciente na unidade e melhorando a qualidade do atendimento”, explica Dra. Tassiana.
Com essa iniciativa, a UPA 24h Dr. Thelmo de Almeida Cruz busca modernizar e aprimorar seus serviços, tornando o atendimento mais rápido e acessível para a população. “A sala é equipada com toda a infraestrutura necessária para realização dos atendimentos. Dependendo dos sintomas apresentados, o paciente poderá ter encaminhamento direto para lá. Recebendo um atendimento mais ágil e evitando o contato com outros pacientes que tenham outras gravidades”, detalha a supervisora de enfermagem, Angélica dos Santos Pereira.
A coordenadora RT da UPA, Nádia Aparecida Leite, explica como funcionará todo o processo. “O paciente recebe sua classificação na triagem e recebe direcionamento para a sala específica. Lá, o médico realiza a consulta e prescreve as medicações, que o técnico vai aplicar no próprio consultório, onde o paciente obtém também a receita. E, por fim, recebe a alta”. Segundo a coordenadora, hoje, pacientes com esse perfil representam em média 500 atendimentos diários na Unidade, com tempo de espera de até quatro horas. “Com a implementação do sistema Fast Track nosso objetivo é reduzir esse tempo para aproximadamente uma hora”, revela.
Unidade passa a contar também com uma sala de gesso

De acordo com o gerente técnico de Urgência e Emergência da SBCD, Ricardo Borba, a sala de gesso, que também passou a funcionar recentemente, resulta em um ganho significativo para a população. Pois a disponibilização desse serviço na Unidade evita que o paciente precise ser encaminhado para atendimento na Santa Casa. “Esse era um desejo antigo que tínhamos, pois traz vantagens para todas as partes envolvidas. E em especial para o paciente, que tem o seu problema resolvido em um único lugar. Antes, ele dava entrada na UPA, por exemplo, com o problema ortopédico com necessidade de imobilização e era necessário encaminhá-lo para atendimento na Santa Casa, demandando inclusive o serviço de ambulância, que agora passa a ficar mais tempo à disposição para servir a outras ocorrências”, celebra.