No dia 20 de abril, a UPA 24h de Picos celebra seu primeiro ano de funcionamento. Durante esse período, a unidade realizou mais de 68 mil atendimentos e 59 mil exames. E dessa forma, consolidando seu papel como referência em urgência e emergência para pacientes adultos (a partir de 15 anos) na região.
Assim, a unidade, gerida pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), atende cerca de 600 mil pessoas de 26 municípios do Vale do Rio Guaribas e 16 municípios do Vale do Itaim. Portanto, com estrutura intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e os hospitais, a UPA oferece um atendimento completo e eficiente com 128 profissionais diretos e 58 colaboradores terceirizados.
Ou seja, esses números simbolizam a importância que a UPA possui para a população de Picos e dos demais municípios da região. Sendo assim, até 31 de março de 2025, foram contabilizados 68.318 atendimentos, 58.960 exames laboratoriais, 8.426 remoções, 5.298 eletrocardiogramas. Além disso, a unidade também realizou de mais de 3.300 outros procedimentos, como curativos, suturas, drenagens e remoção de corpos estranhos.

trajetória de acolhimento e respeito à vida
“Esses números refletem o compromisso de toda a equipe da UPA 24h de Picos, onde cada colaborador, de maneira singular, oferece um atendimento de qualidade, somado à infraestrutura e à tecnologia moderna para atender às necessidades da população, proporcionando um serviço de saúde eficiente, ágil e acolhedor a todos. Nosso desempenho é possível graças ao trabalho incansável de todos os profissionais que integram a unidade. Juntos, conseguimos superar obstáculos e proporcionar cada vez mais uma melhor assistência. E nosso objetivo é seguir avançando, buscando sempre a excelência no atendimento, com foco na saúde, no bem-estar e na satisfação de nossos pacientes”, destaca Edilberto Lima, responsável pela gerência da UPA 24h de Picos durante o primeiro ano de funcionamento.
Segundo a Dra. Tassiana Sacchi Pitta Diaz, superintendente da Urgência e Emergência/Rede Ambulatorial, a UPA de Picos completa seu primeiro ano de funcionamento se consolidando como referência em atendimento. “E esse marco reforça a importância do trabalho em equipe, da qualificação técnica e do compromisso com um cuidado humanizado e eficiente. Todos os profissionais atuam com dedicação, responsabilidade e comprometimento, construindo diariamente essa trajetória de acolhimento e respeito à vida”, afirma.
Principais números registrados pela UPA 24h de Picos no primeiro ano de funcionamento (até 31 de março de 2025):
Suturas, curativos, drenagens e outros procedimentos: mais de 3.300
Atendimentos prestados: 68.318
Exames laboratoriais: 58.960
Remoções: 8.426
Eletrocardiogramas (ECG): 5.298
