As atividades promovidas pelas unidades de Saúde dos bairros atendidos pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) destacam-se na busca pela compreensão das dificuldades e formas de assistência adequada
A saúde da população em Cubatão tem sido uma das prioridades para a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), responsável pela gestão de Unidades de Saúde da Família (ESF) no município.
A organização, que atua em conjunto e por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de Cubatão, tem colocado o cuidado e o acolhimento no centro de suas ações. Durante o mês de setembro, essas unidades se destacaram em reforçar a prevenção e o cuidado em saúde.
Além de continuar a Campanha de Multivacinação, iniciada no mês anterior, cujo objetivo é restaurar a confiança da população brasileira nas vacinas e fortalecer a cultura de vacinação do país, as unidades de saúde também empreenderam diversas atividades para conscientização e prevenção em saúde.
No último mês, as unidades não se limitaram apenas à assistência física, mas também deram ênfase à saúde mental durante a campanha do Setembro Amarelo. Unidades como as ESFs CSU e Vila Natal realizaram ações e debates voltados para diversas faixas etárias, promovendo a prevenção do suicídio e o cuidado com a saúde mental.
Além disso, houve orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, enfatizando a importância da prevenção e do cuidado, contribuindo para a saúde da população cubatense.
Caixinhas de medicamentos
A compreensão das dificuldades enfrentadas pela população e a promoção do correto tratamento aos pacientes também são prioridades. A ESF Jardim Nova República, por exemplo, inovou ao criar caixinhas interativas destinadas a pacientes com dificuldades de leitura.
Essas caixinhas contêm três divisões, cada uma representando um período do dia: manhã, tarde e noite. Essa estratégia simples tem sido fundamental para ajudar os pacientes a aderir ao tratamento de forma consistente.
Estela Santana, superintendente da Atenção Primária à Saúde em Cubatão, destaca o trabalho da SBCD em parceria com a Prefeitura. Ela ressalta o engajamento dos colaboradores que não apenas oferecem assistência em saúde, mas também se esforçam continuamente para compreender as necessidades da população.
“A assistência em saúde é muito mais do que apenas um atendimento e prescrição de medicamentos. Significa buscar soluções que vão além do tratamento convencional, demonstrando um compromisso inabalável com o bem-estar da comunidade e garantir que a população se sinta sempre acolhida nas unidades que administramos”.