SBCD

Unidades de Saúde Flor de Maio, Jaçanã e Vila Nivi, na zona norte de SP, conquistam a certificação pela Organização Nacional de Acreditação – ONA

22 maio 2024

As instituições, que receberam o nível 1 de acreditação, atendem aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada

Após a notícia da conquista da certificação, a equipe assistencial da UBS Flor de Maio celebra em conjunto com muita emoção. Foto SBCD.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Flor de Maio, Jaçanã e Vila Nivi, localizadas na zona norte paulista, receberam no dia 20 de maio a acreditação ONA nível 1, Acreditado – que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.

Com foco na segurança do paciente, as unidades de saúde passaram por uma avaliação detalhada através de uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada, com equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.

As três UBSs são administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo. Em iniciativa adotada pela administração paulista, com apoio e participação da SBCD nas unidades de saúde administradas pela organização, vem cada vez mais valorizando a atenção básica no município pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

Com a conquista das UBSs Flor de Maio, Jaçanã e Vila Nivi, a SBCD mantém até o momento 14 unidades na região da zona norte certificadas pela ONA, o que representa um importante avanço no cuidado da população.

UBS Flor de Maio, na zona norte paulista. Foto SBCD.

Reconhecimento

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde.

“A acreditação das UBSs Flor de Maio, Jaçanã e Vila Nivi é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

A emoção também tomou conta na UBS Jaçanã após a notícia da conquista da certificação. Foto SBCD.

Para o gerente da UBS Flor de Maio, Márcio Marques, a conquista da certificação representa um importante “ganho para a comunidade, além de qualidade institucional e olhar diferenciado no atendimento à população”. O gerente ainda destaca “o reforço nos protocolos assistenciais, ampliando a segurança do paciente e ajudando na manutenção e controle dos processos internos, melhorando a cultura e rotinas de trabalho”.

Já a gerente Tatiani Caperutto, da UBS Jaçanã, destaca que a certificação representa “a união de todos os colaboradores da unidade em prol da qualidade, segurança e, principalmente, melhorias assistenciais que ajudam no reforço da atenção primária, promovendo uma evolução eficiente e resolutiva da saúde para a comunidade”.

O gerente Denis Monteiro, da UBS Vila Nivi, reforçou a importância de parâmetros organizacionais e institucionais obtidos no desenvolvimento da unidade para o processo de conquista da certificação. Além disso, reforçou que o reconhecimento, que atesta a qualidade assistencial, também ajudou na transformação e valorização profissional de cada colaborador da UBS.

“Foi extremamente gratificante ver os esforços da equipe, junto com a própria evolução profissional. A certificação obtida realça ainda mais o nosso trabalho. Não tenho dúvidas de que o esforço em conjunto de todos, junto com a orientação e cuidado dos nossos apoiadores e do corporativo da SBCD, esse resultado não teria tido o mesmo êxito”, diz.

UBS Jaçanã. Foto SBCD.

Condução eficiente

Para conquistar a certificação, as unidades precisaram de uma crescente evolução com início no ano de 2022, quando a SBCD assumiu a gestão de unidades da Atenção Primária à Saúde na zona norte de São Paulo. Desde então, e com os avanços na busca por melhorias assistenciais, houve o comprometido em oferecer serviços que atendessem aos mais altos padrões.

Conduzido pelo setor de Qualidade da SBCD, com a gerência da enfermeira Érica Laurindo, as ações envolveram todos os setores da organização. Áreas do setor corporativo e administrativo, bem como de apoio aos colaboradores da base que atuam diretamente junto ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Todo esse avanço na assistência promovido por meio dos processos de acreditação da ONA tem nos motivado ainda mais na continuidade desse trabalho, no qual vamos em busca da acreditação em excelência, nível 2 ou até o nível 3. Todas as unidades e seus representantes estão de parabéns pela dedicação, esforço, treinamento e, principalmente, respeito e segurança transmitidos no cuidado do paciente”, diz Érica.

UBS Vila Nivi, também na zona norte paulista. Foto SBCD.
Pular para o conteúdo