SBCD

Unidades de Saúde de Cubatão promovem atividades relacionadas ao Agosto Dourado

1 set 2025

Mês de conscientização e incentivo ao aleitamento materno registrou diversas atividades nas Unidades de Saúde do município, alertando as mulheres sobre a importância da amamentação

As 18 unidades de Saúde de Cubatão promoveram diversas atividades ao longo deste mês em celebração à Campanha Agosto Dourado. Trata-se de um mês de incentivo e conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Rodas de conversa, palestras, atendimentos em grupo e esclarecimento de dúvidas em geral fizeram parte da programação. As ações contaram com a participação de médicos, enfermeiros e equipes multidisciplinares. E sendo assim, informar e fortalecer os laços entre mães e profissionais. As Unidades de Saúde de Cubatão contam com a administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde.

Por exemplo, na unidade de Saúde da Família (USF) Morro do Índio, aconteceu uma roda de conversa sobre Amamentação e Cuidados com o recém-nascido. A atividade contou com a presença de mães, acompanhantes e membros da comunidade. Abordando temas como a importância do pré-natal, técnicas e benefícios da amamentação, saúde emocional, vínculo mãe-bebê e primeiros socorros ao recém-nascido.

agosto dourado em cubatão

A USF Vila Esperança também reuniu as mães que utilizam os serviços da unidade para reforçar a importância da amamentação e os benefícios que a prática traz para a mãe e o bebê. Ou seja, a iniciativa buscou sensibilizar as famílias, profissionais de saúde e comunidade sobre a necessidade de apoiar e promover a amamentação como um ato de amor, cuidado e vida. “O aleitamento materno é muito importante, tanto para a mãe quanto para o bebê. Pois o leite materno tem todos os nutrientes de que o bebê necessita. Ou seja, é rico em glicose, gordura, vitaminas e água. E assim, o bebê não precisa de mais nenhuma fonte de energia. E ele ajuda no desenvolvimento do sistema nervoso, da arcada dentária e dos músculos da boca.

Além disso, é muito importante para o sistema imunológico. Já para a mãe, a amamentação auxilia na perda de peso pós-parto, previne contra hipertensão, diabetes e qualquer condição crônica que ela possa vir a desenvolver após a gestação”, relata Dra. Maria Eduarda Monteiro, médica da USF Vila Esperança.

Na UBS Jardim Nova República, durante o acompanhamento pré-natal, a orientação quanto à importância da amamentação é permanente. Além de tirar dúvidas em geral, as profissionais da Unidade reforçam que a prática minimiza o risco do desenvolvimento de uma série de doenças à mãe e fortalece o desenvolvimento do bebê. “É um trabalho constante. Desde o acompanhamento pré-natal promovemos o preparo das mamas e, assim que o bebê nasce, ainda na primeira semana de vida, ele já vem passar em consulta. E a partir daí, avaliamos a pega, a sucção, além de prestarmos apoio técnico e psicológico para quaisquer dificuldades que a mãe esteja enfrentando. Porque sabemos que algumas vezes o processo se torna doloroso para a mãe, então apresentamos alternativas para melhorar o conforto e a segurança dela”, explica Dra. Bruna Santos Pinheiro, médica da UBS Jardim Nova República.

a importância do aleitamento materno

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida. E que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam a amamentação até, pelo menos, os dois anos de idade. Por sua vez, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reforça a importância do aumento das taxas de aleitamento materno como forma de promover a continuação do vínculo que começou durante a gestação. E dessa forma, ajudar o bebê na transição do útero para o ambiente externo.

“Nas últimas décadas, a questão do aleitamento materno ganhou uma importância enorme, porque a ciência foi cada vez mais reconhecendo essa prática. Por conta disso, o trabalho de conscientização nas unidades de saúde é permanente. Assim, a aproximação junto às gestantes, especialmente aquelas que estão em primeira gestação, é primordial. E entender seus anseios e suas angústias, dar apoio e esclarecer dúvidas, tudo isso faz com que quebremos tabus e ganhemos a confiança delas. Ampliando o sucesso no acompanhamento”, conclui o pediatra Rui de Paiva.


Ir para o conteúdo