Iniciativa proporciona um espaço de reflexão, motivação e troca entre terapeutas comunitários e pacientes

Na terça-feira, 14 de outubro, as Unidades de Saúde da Zona Norte participaram da 18ª Grande Roda de terapia comunitária integrativa (TCI). O tema que norteou o evento, realizado na Biblioteca Álvares Azevedo, na Vila Maria, foi “Mudança: quando eu mudo, o mundo muda”. E contou com a participação de terapeutas comunitários e pacientes, que puderam exercitar a escuta e o compartilhamento de suas vivências por meio da TCI.
Inserida no conjunto de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, a Terapia Comunitária Integrativa está presente há duas décadas nos equipamentos de saúde da cidade de São Paulo. Portanto, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que aplicam esse tipo de terapia. E funciona através de grupos de conversa nos quais todos têm voz para compartilhar problemas e desassossegos. “Aplicamos as rodas de terapia integrativa comunitária na UBS Dr. José Toledo Piza. Atualmente, fazemos as rodas todas às sextas-feiras, às 9 horas. No início, eram poucos pacientes, hoje contamos em média com 20 a 25 participantes por encontro”, declara Laís Rebouças Neves Pereira, psicóloga da UBS Dr. José Toledo Piza. A unidade conta com a administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto à Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
o que é a terapia comunitária integrativa?
Sendo assim, a TCI funciona por meio de grupos abertos. Incentivando o compartilhamento de questões do dia a dia, através de rodas de conversa nas quais todos têm voz e podem expor questões e dores da alma. Dessa forma, cabe ao mediador, que pode ser qualquer profissional da unidade, atuar como um facilitador deste processo. “A terapia comunitária integrativa é colocar para fora tudo aquilo que está incomodando. Ver os pacientes das rodas que desenvolvemos, todos reunidos e compartilhando da alegria de fazer parte do grupo. Isso é um sentimento de enorme satisfação”, conclui a psicóloga Laís Rebouças Neves Pereira.



