SBCD

Um parto inesperado, um atendimento inesquecível

11 maio 2025

Beatriz entrou em trabalho de parto durante atendimento médico e deu à luz João Pedro na AMA/UBS Integrada Jardim Joamar, zona norte de São Paulo

Beatriz com João Pedro após parto inesperado. Foto: SBCD

Na tarde do dia 25 de março, Beatriz da Silva de Araujo, de 27 anos, moradora do bairro Filhos da Terra, zona norte da capital paulista, se dirigiu à AMA/UBS Integrada Jardim Joamar para uma consulta médica. Grávida, perto do final da gestação, já frequentava a unidade e sempre elogiou o atendimento. Mas, naquele dia, a história dela com a unidade ganharia um novo capítulo.

Pouco depois do início do atendimento, após passar por avaliação, a equipe médica constatou sinais de trabalho de parto ativo. Além disso, a paciente estava com contrações regulares, o que indicava a iminência do nascimento do bebê. Com tranquilidade, agilidade e carinho, a equipe da UBS agiu.

Pronto atendimento: cuidado em cada gesto

A partir disso, a equipe da UBS encaminhou Beatriz rapidamente à sala de emergência da AMA pela equipe da UBS, na companhia de uma médica e de uma enfermeira. Mesmo sendo uma unidade que não tem especialidade em partos, os profissionais seguiram os protocolos estabelecidos à risca.

“Ela estava sem sinais de complicações imediatas, enquanto aguardávamos o encaminhamento para o Hospital São Luiz Gonzaga, referência em maternidade”, explicou a gerente da AMA Joamar, Camila Cardoso Barral.

Mas João Pedro tinha outros planos. O bebê não esperou a ambulância e nasceu ali mesmo, na unidade. “O parto ocorreu sem intercorrências e foi realizado de forma tranquila. A equipe médica e de enfermagem monitorou a paciente continuamente, garantindo a segurança da mãe e do bebê”, acrescentou Camila.

Ela reforça que, mesmo não sendo rotina, os profissionais possuem preparo para lidar com emergências, inclusive parto inesperado. “Temos protocolos claros e realizamos treinamentos regulares para esse tipo de situação. Nosso foco é sempre a segurança e o bem-estar dos nossos pacientes”, diz.

Uma equipe, muitas mãos, um só coração

Logo nos primeiros sinais de que algo estava diferente, os profissionais entraram em ação. Cícero Alves, gerente da UBS, lembrou da mobilização: “Assim que constatamos o trabalho de parto iminente da Beatriz, nossa equipe ofereceu toda a assistência necessária prontamente.”

Os primeiros a prestar o suporte foram os técnicos de enfermagem Vinicius Batista Cortela, Isabella Spinace Nunes Oliveira e Jandir Edilson Pinheiro de Oliveira, sob a supervisão da enfermeira Simone Freitas Oliveira e da médica Maria Paula.

Beatriz lembra do momento com emoção: “Eu estava desesperada, mas eles me acalmaram. Fizeram tudo com tanto cuidado, eu só tenho a agradecer.”

João Pedro: 3,2 kg de saúde e esperança

O pequeno João Pedro da Silva nasceu forte, pesando 3 quilos e 200 gramas, completamente saudável. Após o parto, mãe e filho foram encaminhados ao Hospital São Luiz Gonzaga.

Dias depois, Beatriz retornou à AMA/UBS Joamar — agora, com o bebê nos braços. O motivo da visita era uma consulta de acompanhamento. Houve o reencontro com a equipe que esteve ao seu lado em um dos momentos mais marcantes de sua vida.

E dessa forma, a emoção tomou conta da unidade. Profissionais celebraram com afeto o desfecho feliz. Foi um lembrete forte e simbólico: uma história fora de roteiro, mas que representa o compromisso com o cuidado, a segurança e a humanização na assistência.

Rede preparada, cuidado contínuo

A história de Beatriz e João Pedro é singular, mas reflete a força da rede pública de saúde quando efetuada com profissionais preparados, estrutura e empatia. A AMA/UBS Jardim Joamar é uma das 19 unidades gerenciadas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) na zona norte da capital paulista, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Embora a unidade não seja especializada em partos, o preparo da equipe e os protocolos bem definidos garantiram que, naquele dia, a vida encontrasse abrigo em mãos firmes e corações atentos.

Mãe e profissionais que a ajudaram durante parto inesperado na AMA/UBS Integrada Jardim Joamar. Foto: SBCD
Pular para o conteúdo