
A UBS Vila Albertina, sob gestão da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal da Saúde, promoveu uma semana inteira de atividades práticas, educativas e coletivas. Em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a unidade promoveu oficinas com reaproveitamento de roupas a revitalizações de espaços públicos.
Além disso, também realizou ações porta a porta e receitas de produtos naturais. No geral, essas atividades buscaram aproximar a população da ideia de que sustentabilidade também é cuidado com a saúde.
Programação da ubs vila albertina
- 02/06 | Oficina de Ecobags e conversa sobre o uso de plásticos
Usuários participaram de uma roda de conversa sobre os malefícios do plástico de uso único. E aprenderam a confeccionar suas próprias ecobags reaproveitando camisetas. Assim, a atividade envolveu profissionais da saúde mental e assistência social, promovendo diálogo e ação integrada.
- 03/06 | Conscientização ambiental no território
Em visitas domiciliares, a equipe abordou os impactos do descarte incorreto de resíduos. E assim, alertou sobre os riscos à saúde causados por animais sinantrópicos atraídos pelo lixo. Entre esses animais estão ratos, pombos, baratas, mosquitos, moscas, aranhas, escorpiões, formigas e morcegos.
- 04/06 | Sala de espera sobre clima e saúde
A APA Regina conversou com usuários sobre os efeitos das mudanças climáticas na saúde humana e na agricultura. Explicando desde doenças respiratórias até a perda de produtividade no campo.
- 05/06 | Ação territorial de revitalização comunitária
A UBS realizou um mutirão com a comunidade e transformou um espaço degradado em um ambiente acolhedor e florido, com plantio de mudas, pintura de muros e limpeza do local. Dessa forma, essa ação simbolizou o fortalecimento dos vínculos entre a UBS, o território e os usuários.
- 06/06 | Desinfetantes naturais e economia doméstica
Em uma mesa expositiva, os profissionais apresentaram alternativas sustentáveis aos produtos de limpeza industrial. A população aprendeu a fazer desinfetante natural de limão, recebeu amostras e receitas, e ficou surpresa com os benefícios econômicos e ambientais da prática.
As ações foram articuladas com apoio de Regina dos Santos, Agente de Promoção Ambiental (APA) da UBS, dentro dos eixos do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS) e reforçaram o compromisso com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como os ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 6 (Água potável e Saneamento), 11 (Cidades Sustentáveis) e 12 (Consumo Responsável).