
No Dia Mundial do Meio Ambiente, a UBS Vila Albertina protagonizou uma ação de grande impacto simbólico e prático ao revitalizar um espaço degradado do território.
A equipe da Estratégia Saúde da Família e pela Agente de Promoção Ambiental (APA) conduziu a iniciativa. E assim, mobilizou moradores, profissionais da saúde e parceiros locais para transformar um local que tinha acúmulo de resíduos em um ambiente mais verde, limpo e acolhedor.
Ou seja, as orientações educativas sobre os impactos do descarte irregular de resíduos marcaram a atividade. Isso porque além de prejudicarem o meio ambiente, favorecem a proliferação de animais sinantrópicos. Como por exemplo, ratos, pombos, baratas, mosquitos, moscas, aranhas, escorpiões, formigas e morcegos. E por consequência, aumentam os riscos à saúde coletiva. Após a coleta dos materiais acumulados pela empresa responsável, iniciou-se o processo de revitalização comunitária.
Um espaço, muitas mãos, novos significados
A partir disso, o local recebeu pintura de muros, plantio de flores e mudas ornamentais. E assim, revitalizou não apenas a paisagem, mas também os laços entre a UBS, o território e os moradores. Mais do que uma ação estética, a iniciativa reforçou a importância do cuidado coletivo e do pertencimento comunitário como estratégias de promoção da saúde e da sustentabilidade.
“A transformação desse espaço representa mais do que limpeza e beleza. Ela simboliza o quanto o engajamento da comunidade, aliado aos serviços de saúde, pode gerar impacto direto na qualidade de vida e no bem-estar de todos”, destacou Regina dos Santos, Agente de Promoção Ambiental (APA) da unidade.




Ação conectada aos princípios do PAVS e aos ODS na UBS Vila Albertina
A atividade integra os eixos do Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), com foco em revitalização de espaços públicos, gerenciamento de resíduos e cuidado com a água, o ar e o solo. A ação também contribui para o alcance de diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como:
- ODS 3 – Saúde e bem-estar
- ODS 6 – Água potável e saneamento
- ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
- ODS 12 – Consumo e produção responsáveis
- ODS 15 – Vida terrestre
- ODS 17 – Parcerias e meios de implementação