Unidade Básica de Saúde da zona norte de São Paulo obtém certificado Acreditado – Nível 1 da ONA, reconhecendo padrões de segurança e atendimento
No dia 18 de junho, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim das Pedras, localizada na zona norte de São Paulo, recebeu o certificado de qualidade assistencial, emitido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação de Acreditado – Nível 1 atesta que a unidade atende aos padrões adequados de segurança do paciente e qualidade assistencial, sendo um reconhecimento de âmbito nacional.
A UBS Jardim das Pedras, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura de São Paulo, atende em média 3 mil pacientes por mês. A certificação foi conquistada após uma rigorosa auditoria realizada por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), com avaliadores habilitados pela ONA.
Durante a auditoria são analisadas evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação. Com isso, a auditoria abrangeu diversas áreas, incluindo gestão organizacional, segurança na assistência e áreas de apoio.
“A acreditação é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização”, destaca Dr. Péricles Cruz, Superintendente Técnico da ONA.
15° unidade certificada
A UBS Jardim das Pedras é a 15ª unidade administrada pela SBCD a ser certificada pela ONA, reforçando a iniciativa da administração municipal em parceria com a SBCD para a valorização da atenção básica no município. A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo tem trabalhado juntamente com a SBCD para promover melhorias contínuas nas unidades de saúde administradas pela organização.
Durante o processo de acreditação, os colaboradores da UBS participaram ativamente e se dedicaram a obter com êxito todos os requisitos necessários para esse importante marco.
A gerente da unidade, Nurya Huard Neves, destaca a importância da auditoria no atendimento à população. “Ela permitiu que todos os profissionais da unidade, inclusive eu, saíssemos da zona de conforto. Os profissionais enxergam a assistência ao paciente como uma prioridade, claro, mas uma assistência prestada sem uma metodologia pactuada e fluxos sólidos, pode se tornar insegura”, explica.
As ações para a certificação foram coordenadas pelo setor de Qualidade da SBCD, sob gerência da enfermeira Érica Laurindo. Essas iniciativas envolveram todos os setores da organização, incluindo áreas corporativas, administrativas e de apoio aos colaboradores que atuam diretamente com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A certificação também qualifica o modelo de gestão e qualidade desenvolvido pela SBCD. Todos têm vivido no dia a dia os benefícios e as contribuições nas melhorias dos processos, tornando-os mais ágeis, seguros e promovendo melhores resultados”, conclui Érica Laurindo.