Unidade certificada pela ONA reforça compromisso com a segurança e qualidade assistencial
![](https://sbcdsaude.org.br/wp-content/uploads/2025/02/ubs_dona_mariquinha_treinamento_farmacologia-1024x731.jpg)
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dona Mariquinha Sciáscia, localizada na zona norte de São Paulo, realizou em janeiro um treinamento sobre Farmacovigilância e Tecnovigilância voltado para a equipe de enfermagem e odontologia.
A capacitação foi conduzida pelas farmacêuticas Daniele Epifânio dos Santos e Priscila Moura Milanesio, com o objetivo de orientar os profissionais sobre questões técnicas relacionadas à qualidade dos insumos, além de reforçar a importância da identificação e notificação de possíveis problemas envolvendo os medicamentos, como validade e falta de informações necessárias para utilização.
Segundo Daniele Epifânio, o treinamento contribui para a busca constante da qualidade na assistência ao paciente. “Nosso foco é garantir a segurança tanto dos profissionais quanto dos pacientes, fortalecendo as boas práticas da UBS Dona Mariquinha Sciáscia e assegurando que os medicamentos sejam administrados da forma mais adequada e segura”, afirmou.
Certificação ONA
A UBS Dona Mariquinha Sciáscia faz parte das unidades administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, e integra o grupo de unidades certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 2024, a unidade conquistou a Acreditação – Nível 1, concedida após uma rigorosa auditoria externa, que atestou a qualidade dos serviços prestados.
Essa certificação representa um importante reconhecimento da excelência na assistência e da segurança oferecida aos pacientes, garantindo que todos os processos administrativos e assistenciais sigam padrões elevados de qualidade e eficiência.
Para a gerente da UBS Dona Mariquinha, Nelice Canhoto Gonçalves Lopes, a certificação é um marco que reforça o compromisso da unidade com a segurança e a qualidade no atendimento. “Buscamos constantemente aprimorar nossos serviços, e treinamentos como esse fazem parte desse processo contínuo de melhoria. Contamos com o suporte da SBCD e da Prefeitura para garantir que essas iniciativas sejam priorizadas, sempre visando a segurança e o bem-estar dos profissionais e da população”, destacou.