A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itu, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) sob contrato de gestão com a Prefeitura do Município, realizou no mês de junho um treinamento sobre parada cardiorrespiratória junto aos profissionais de urgência e emergência da unidade.
O treinamento, com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento, foi desenvolvido na parte teórica onde foi discutido como identificar e como atender com agilidade casos de pacientes que apresentem a necessidade de ressuscitação cardiopulmonar.
A ressuscitação cardiopulmonar, também chamada de reanimação cardiorrespiratória, combina técnicas que incluem compressões torácicas, visando bombear o coração, melhorar o fluxo sanguíneo e, assim, fornecer oxigênio ao cérebro para que não haja sequelas permanentes.
“Após a parte teórica desenvolvemos a parte prática com um manequim simulador de ressuscitação cardiopulmonar, onde todos os colaboradores da UPA 24 de Itu participaram fazendo a parte prática”, comenta Juliano Almeida, enfermeiro e integrante da equipe de Educação Continuada da SBCD.
Ainda de acordo com Almeida, a ação também contou com o treinamento de Avaliação Primária e Secundaria no Trauma. “Esse treinamento teve o objetivo de aprimorar o conhecimento dos nossos colaboradores da base do 192 ao paciente politraumatizado. Apresentamos a importância da avaliação primária, que é o exame que tem como objetivo avaliar, rapidamente, as funções vitais e o risco de morte da vítima”, conclui.
Ao todo, participaram 82 colaboradores: 53 da UPA de Itu e 22 da base 192. Os treinamentos integram a rotina de trabalho na assistência à saúde promovida pela SBCD em Itu com o objetivo de garantir total conhecimento dos protocolos e reforçar práticas de segurança.