Encontro promovido a colaboradores da SBCD discute temas como empatia, acolhimento e escuta ativa

Como parte da proposta da Educação Permanente na Zona Norte de São Paulo, a SBCD promoveu um encontro relacionado ao Programa de Humanização, Acolhimento e Comunicação Não Violenta. Realizado no auditório do Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso (AME CRI Norte), o evento reuniu diversos profissionais. Desde equipes da saúde e administração até gestores e colaboradores terceirizados, todos convidados a participar de forma inclusiva.
Sendo assim, a ação teve como foco o fortalecimento das relações interpessoais, abordando temas essenciais como empatia, escuta ativa, práticas de acolhimento e técnicas de comunicação não violenta. Os participantes foram convidados a refletir sobre suas condutas e compartilhar experiências. Incentivando assim, a compreensão emocional e o respeito mútuo no ambiente de trabalho.
HUMANIZAÇÃO NO AME CRI norte
De acordo com Ana Paula Rodrigues Sobrinho, Supervisora de Educação em Saúde da SBCD, as ações do projeto acontecerão de forma bimestral. Permitindo manter o tema da humanização sempre presente nas práticas e fortalecendo continuamente a cultura organizacional. “Esse projeto faz parte da nossa estratégia de educação permanente e tem como objetivo promover uma cultura mais empática, acolhedora e respeitosa no atendimento aos pacientes e nas relações entre os colaboradores e equipes. O encontro foi muito positivo, com discussões importantes sobre escuta, empatia e o enfrentamento de situações desafiadoras no ambiente de trabalho”, explicou Ana Paula.
Portanto, as dinâmicas propostas visam estimular o desenvolvimento de novas abordagens diante de desafios cotidianos. Priorizando a construção de vínculos saudáveis por meio do diálogo e do acolhimento. Assim, a comunicação assertiva foi apresentada como uma ferramenta estratégica para tornar os ambientes mais colaborativos e humanizados.
“Considero muito importante esse tipo de iniciativa. Participar de encontros como esse nos trazem reflexões acerca de acolhimento, afeto, empatia e receptividade. E estimulam o olhar para dentro e nos despertam a vontade de transmitir essas ideias para todos da equipe. Uma iniciativa de grande relevância e incentivo”, declarou a participante do encontro, Lindinalva de Castro Sousa, que é gestora da equipe APD (Acompanhante da Pessoa com Deficiência) Tucuruvi.
Segundo Ana Paula Sobrinho, ações como essa reafirmam o compromisso institucional da SBCD com a valorização das pessoas e com a qualidade no atendimento. “O encontro reforça ainda a importância de práticas pautadas na ética, empatia e no cuidado integral como pilares para um ambiente organizacional mais eficiente e harmonioso”, finalizou a Supervisora de Educação em Saúde da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco.