SBCD

Sociedade Brasileira Caminho de Damasco assume gestão do Hospital e da UPA de São Raimundo Nonato (PI)

2 out 2025

Equipe de implementação da SBCD em frente ao Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato. Foto: SBCD

A partir do dia 1º de outubro, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) dá início ao gerenciamento e operacionalização dos serviços de saúde no Hospital Regional Senador Cândido Ferraz e na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de São Raimundo Nonato, no Piauí. A entidade venceu o chamamento público aberto pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Para isso, a organização apresentou a melhor proposta e comprovou todos os requisitos exigidos. E passará a ser responsável pela execução das ações ofertadas nessas Unidades de Saúde.

O Hospital Regional Senador Cândido Ferraz é referência para a população de São Raimundo Nonato e dos demais municípios do território da Serra da Capivara. Atualmente, a unidade conta com 77 leitos, sendo 10 de UTI, 24 de enfermaria adulto, seis de enfermaria pediátrica, 19 no Centro de Parto Normal, um de neonatologia clínica e 17 de clínica cirúrgica.

“O hospital está passando por um processo de reforma que irá ampliar sua capacidade de atendimento e melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. E haverá reestruturação das áreas ambulatorial, administrativa, de internação e o Centro de Material e Esterilização. Além disso, 12 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI adulto, um novo centro cirúrgico com três salas de cirurgia, lavanderia, almoxarifado, sala de nutrição, lactário, seis leitos para alojamento conjunto e uma nova subestação estão em construção”, detalha o Superintendente Hospitalar da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), Dr. Mario Sapede.

Estima-se que o valor da obra seja de mais de R$ 10 milhões, custeada pelo Governo do Piauí e pela Sesapi. E com o objetivo de garantir um aumento de pessoas atendidas de forma adequada e com a agilidade necessária.

UPA também passa a ser gerida pela SBCD

Equipe de Implementação da SBCD e colaboradores da UPA de São Raimundo Nonato, PI. Foto: SBCD

Voltada a atendimentos de média complexidade, a UPA é um dos principais equipamentos de saúde do município. E desempenha papel estratégico no acesso da população a serviços de urgência e emergência.

Assim, a Unidade oferece assistência em clínica médica de emergência, pediatria, exames laboratoriais, exames de imagem e atendimento de enfermagem 24 horas. E também é responsável pela regulação e encaminhamento de casos graves a hospitais de referência. A estrutura dispõe de dois leitos de isolamento, nove leitos de observação adulto e cinco leitos de observação pediátrica, quatro leitos de emergência (sala vermelha), 10 poltronas para medicação, oito leitos de nebulização, além de salas específicas para curativos e sutura.

Além disso, com a entrada da SBCD, a unidade passará por um processo de reestruturação e qualificação dos serviços. Dessa forma, entre as futuras medidas estão: a implantação de protocolos assistenciais atualizados, capacitação permanente das equipes, modernização de equipamentos, ampliação do acesso a exames laboratoriais e de imagem, revisão de fluxos internos e intensificação da integração com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Segundo a Dra. Tassiana Pitta Diaz, superintendente de Urgência, Emergência e Rede Ambulatorial da SBCD, a gestão buscará excelência e qualidade no atendimento. “A UPA vai passar por uma avaliação cdetalhada para identificar pontos de melhoria. E, caso necessário, realizaremos adequações estruturais, como reforço da rede elétrica, climatização, modernização tecnológica e melhorias em acessibilidade”. Na região da Serra da Capivara, que abrange 13 municípios e possui mais de 110 mil habitantes, São Raimundo Nonato ganha com a nova gestão da UPA uma estrutura de saúde mais forte. E assim, preparada para oferecer atendimento de qualidade e humanizado à população.

Ir para o conteúdo