SBCD

SIPAT 2025 da SBCD mobiliza mais de 2 mil colaboradores e reforça a cultura de segurança no trabalho

19 dez 2025

Ação integrada da CIPA e do SESMT percorreu unidades em diferentes regiões do país, ampliando o debate sobre prevenção, saúde ocupacional e cuidado humanizado

SIPAT 2025 da SBCD foi realizado em diferentes regiões no país – Foto SBCD

Durante os meses de novembro e dezembro, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) promoveu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2025 em diversas unidades de saúde sob sua gestão. A iniciativa foi realizada pelos membros da CIPA — Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, responsável por promover ações voltadas à segurança e à saúde no ambiente de trabalho — em conjunto com o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da SBCD.

Com o tema “Segurança do trabalho é responsabilidade de todos!”, a SIPAT deste ano reforçou a importância do engajamento coletivo na construção de ambientes laborais mais seguros, saudáveis e humanizados.

A programação contou com palestras diversificadas, organizadas a partir de sugestões dos próprios integrantes da CIPA, abordando temas atuais e essenciais para o cotidiano das equipes. Entre os destaques estiveram o Risco Psicossocial no Trabalho, com ênfase na Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), a Abordagem de Pacientes em Situações de Agitação Psicomotora, o Combate ao Assédio e Outras Formas de Violência, além de ações de primeiros socorros, entre outros conteúdos voltados à prevenção de riscos ocupacionais.

Durante a abertura oficial do evento, realizada no auditório do Ambulatório Médico de Especialidades Centro de Referência do Idoso na Zona Norte (AME CRI Norte), em São Paulo, o engenheiro de segurança do trabalho da SBCD, Marcos Feitosa dos Santos, destacou a origem e a relevância histórica da SIPAT no Brasil.

“A SIPAT começou a ser realizada no Brasil em 1970, em razão do grande número de acidentes de trabalho registrados à época. Ao longo dos anos, novos riscos ocupacionais passaram a ganhar destaque, acompanhando as transformações nas atividades profissionais”, explicou.

SIPAT 2025

Em 2025, a SIPAT ampliou significativamente seu alcance, contemplando um número maior de unidades distribuídas por diferentes regiões do país. Na capital paulista, as atividades ocorreram nos contratos de saúde da Zona Norte, além do AME CRI Norte e do Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (PAI-ZN). No Estado de São Paulo, o evento também foi realizado no Hospital Municipal de Cubatão, na UPA Dr. Thelmo de Almeida Cruz, em Jacareí, e nos AMEs de Andradina e Promissão. Já em outras regiões, a SIPAT chegou à Unidade Integrada do Mocambinho, em Teresina (PI), e ao Hospital Municipal Delfina Alves, em Iturama (MG).

Ao longo da programação, Marcos Feitosa reforçou o foco desta edição e a importância da disseminação do conhecimento entre as equipes.

“O risco ocupacional psicossocial foi o principal tema desta SIPAT. É fundamental que cada participante se torne multiplicador das informações recebidas em seus setores de trabalho, contribuindo para ambientes cada vez mais seguros e humanizados, tanto para os colaboradores quanto para os pacientes”, ressaltou.

Adorno Zero

Uma das novidades deste ano foi a divulgação e entrega do porta-adornos aos participantes das palestras, fortalecendo a política de Adorno Zero durante as atividades profissionais nas unidades de saúde. Também foi disponibilizado, de forma virtual e acessível a todos os colaboradores, o folder da Norma Regulamentadora nº 32 (NR-32), com orientações, informações práticas e perguntas e respostas sobre saúde e segurança do trabalho.

A SIPAT 2025 contou com a participação de mais de 2 mil colaboradores, evidenciando o engajamento das equipes e a relevância do tema em toda a rede da SBCD. Durante a abertura, também foi destacada a participação do superintendente de Recursos Humanos da SBCD, Josué Vitor Ribeiro, que reforçou o apoio institucional à iniciativa.

“A supervisão e a diretoria da SBCD apoiam e destacam a importância da SIPAT, que já faz parte do calendário anual de ações da instituição. Esse compromisso contínuo com a saúde e a segurança dos colaboradores é fundamental para o fortalecimento da nossa organização”, afirmou, ao declarar oficialmente aberta a SIPAT 2025.

A realização da SIPAT reafirma o compromisso da SBCD com a promoção da saúde, da segurança do trabalho e da melhoria contínua dos ambientes profissionais, fortalecendo uma cultura baseada na prevenção, no cuidado e na responsabilidade compartilhada. A Caminho de Damasco também agradece aos fornecedores e parceiros que contribuíram para a realização da SIPAT 2025.

Acessar o conteúdo