
As Unidades de Saúde de Cubatão estão promovendo ao longo do mês de setembro uma série de atividades de conscientização e valorização da vida dentro da campanha nacional Setembro Amarelo. No município, as unidades possuem administração da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde.
“O Setembro Amarelo reforça a importância de quebrar o silêncio. E assim, busca ampliar o acesso ao cuidado em saúde mental. Promovendo assim, acolhimento, prevenção e valorização da vida”, explica Natália Soares, Coordenadora de Saúde Mental da SBCD em Cubatão.
As ações incluem rodas de conversa, palestras, oficinas e atividades culturais.
Programação especial para setembro amarelo
08/09 – Capacitação Prática do Manejo em Situação de Crise
Local: Caps Adulto Cubatão (Rua Manoel Leal, nº 5, Jardim São Francisco).
A formação contará com simulações e estudos de caso para qualificar a escuta, a postura profissional e as intervenções em situações de crise.
O Complexo dispõe do CAPS-II Adulto, do CAPS Infanto-Juvenil (CAPSij) e do Ambulatório de Saúde Mental. E dessa forma, oferece atendimento integral e humanizado em diferentes fases da vida. E por se tratar de um serviço especializado, as ações de saúde mental fazem parte da rotina do equipamento.
15/09 – Palestra no SENAI
Tema: “Setembro Amarelo o ano todo: Como sustentar o cuidado contínuo”.
Horário: 8h30.
Local: Escola SENAI Cubatão.
Participações:
- Lais Tonetti Karepovs: psicóloga, mestre em Neurociência e Comportamento, especialista em Psicologia Clínica e Neurologia. Tema: “Comportamento suicida, autolesão e luto: atenção interdisciplinar e intersetorial”.
- Vinicius de Souza Campos: assistente social, sanitarista, especialista em Saúde Mental e Psiquiatria, mestre em Gestão do Cuidado em Saúde. Tema: “Atenção à crise na infância e adolescência e a rede de proteção social”.
- Natália Soares: coordenadora de Saúde Mental da SBCD em Cubatão, pós-graduada em Políticas Públicas, com experiência na área da Saúde Mental no âmbito do SUS, será a mediadora da mesa de discussões.
26/09 – Atividade Cultural e de Convivência
Local: Parque Anilinas, às 10h.
Manhã especial de música, dança e arte com o Grupo Zabelê. Ou seja, reunindo usuários dos CAPS e a comunidade em uma vivência coletiva de ritmo, expressão e cuidado.
“A SBCD, em parceria com a Prefeitura de Cubatão, tem o compromisso de cuidar das pessoas e fortalecer cada vez mais as ações em saúde mental. E essa união é essencial para garantir um atendimento de qualidade. E assim, busca garantir o atendimento aos níveis de sofrimento da população atendida”, finaliza a Coordenadora de Saúde Mental.