Em maio, a equipe do Serviço 192 de Itu, no interior de São Paulo, promoveu um treinamento em atendimento de urgência especialmente direcionado para a Equipe de Comissão Técnica do Ituano Futebol Clube. O treinamento abrangeu diversos temas cruciais para uma abordagem rápida em situações de risco, incluindo controle de sangramento, manobra de desengasgo, manobra de ressuscitação cardiorrespiratória, cuidados com vítimas em crise convulsiva e imobilização de fraturas e pranchamento, ou seja, colocar o paciente em prancha rígida e com colar cervical até que se possa afastar lesões de coluna.
Essa iniciativa contou com a presença e participação ativa de vários profissionais de destaque do Serviço 192. Entre eles, estavam a Dra. Carolina Marqui, diretora do 192; o Dr. Thiago Geraldes, coordenador médico do 192; Eva Vilma, supervisora de enfermagem e Responsável Técnica do 192; Valdinei José da Cruz, supervisor de frotas; e a enfermeira Carla Conde Mendes. Além deles, os técnicos Gisele Millanelo, Jean Felipe Abuquerque e o condutor Júlio César Ferreira também contribuíram significativamente para a realização do treinamento.
Eva Vilma, supervisora de enfermagem do 192, destacou a importância dessa capacitação em seu depoimento: “O papel desse treinamento é fundamental para garantir a segurança e reforçar os primeiros cuidados necessários em situações de emergência. Ao capacitar a equipe do Ituano Futebol Clube, estamos assegurando que, em caso de qualquer intercorrência, os primeiros atendimentos sejam feitos de maneira eficaz, garantindo a estabilidade em saúde e evitando prejuízos ainda maiores para a condição física dos acidentados”.
O Serviço 192 é o principal serviço de atendimento de urgências na cidade de Itu e mantém um trabalho contínuo e essencial de capacitação para a prevenção de acidentes. Esse treinamento reflete o compromisso do 192 com a segurança e bem-estar da comunidade, além de fortalecer a preparação de equipes em diferentes contextos para lidarem com emergências de maneira eficiente e segura. O serviço é administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de Itu.