Os profissionais receberam o reconhecimento pela Câmara de Vereadores do município de Itu no dia 22 de novembro pelo treinamento que envolveu mais de 900 pessoas em 40 unidades educacionais
No último dia 22 de novembro, o Serviço 192 do município de Itu, no interior de São Paulo, foi honrado com moção de congratulações por sua atuação destacada no treinamento de desengasgo em unidades educacionais. O reconhecimento foi entregue pela Câmara de Vereadores e recebido por todos os profissionais que atuam no serviço.
Administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de Itu, a equipe do 192 visitou 40 creches e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) entre os meses de junho e agosto deste ano.
Capacitando mais de 900 pessoas na técnica de desengasgo, o treinamento visa proporcionar conhecimento sobre manobras cruciais capazes de salvar vidas, especialmente em casos de engasgo em bebês e crianças. A técnica apresentada durante as capacitações aborda a rápida intervenção nos primeiros segundos e minutos do engasgo, período crucial para evitar a asfixia mecânica, quando há obstrução da passagem de ar pelas vias respiratórias até os pulmões.
A importância desse treinamento é ressaltada pela “Lei Lucas”, inspirada no trágico caso do menino Lucas Begalli, de 10 anos, que faleceu em 2017 durante um passeio escolar em Campinas, vítima de asfixia mecânica ao se engasgar com um cachorro-quente. Nos últimos dez anos, aproximadamente 2.500 crianças no Brasil perderam suas vidas devido a engasgos, destacando a urgência e relevância do treinamento promovido pelo 192 em Itu.
Eva Vilma, supervisora de enfermagem do 192, enfatiza a importância do atendimento rápido e correto nos casos de engasgo infantil. “Estamos falando dos primeiros minutos do engasgo que são cruciais para evitar a asfixia mecânica. Esse tempo tão curto pode decidir entre a vida e a morte. Estamos felizes pelo reconhecimento e ainda mais contentes por fazer parte desse trabalho e poder conscientizar tantas pessoas”, diz.
Além das unidades escolares, o Serviço 192 estendeu sua atuação, proporcionando treinamento também para os usuários do Núcleo de Apoio Municipal ao Autista, assim como para os participantes do Mutirão Rural e do evento da Primeira Infância de 2022 e 2023, realizado em agosto. A iniciativa busca disseminar conhecimento e promover a segurança de crianças em diversas comunidades de Itu.