SBCD

Serviço 192 de Itu encanta crianças e aprimora protocolos em simulado de múltiplas vítimas

7 set 2023

Equipe do Serviço 192 apresentando a ambulância para uma das crianças no evento em Itu.

No último sábado (2/9), o Serviço 192 de Itu participou com entusiasmo do evento “Manhã das Crianças”, promovido pela Prefeitura de Itu em parceria com o Instituto Tecendo Infâncias. O evento, que integra a Semana Municipal da Primeira Infância, ofereceu uma variedade de atividades para animar o dia dos pequenos.

A equipe do Serviço 192, administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de Itu, fez parte das festividades, proporcionando às crianças a oportunidade de explorar uma ambulância por dentro.

Durante o evento, o 192 também pôde oferecer orientações essenciais aos pais e responsáveis sobre as técnicas e manobras de desengasgo que podem salvar vidas de bebês e crianças.

Na ocasião, participaram do “Manhã das Crianças” o médico Brás Henrique, coordenador do 192; Eva Vilma Garcia, supervisora de enfermagem; Carla Conde, enfermeira; Eduardo Anderson, supervisor de frotas; e o condutor Anderson de Freitas Berfio.

“O número de casos de engasgos, ainda são elevados no Brasil. Isso faz com que seja necessário um maior número de pessoas treinadas na manobra de desengasgo, pois os primeiros minutos são os mais importantes para o salvamento”, ressalta Eva Vilma Garcia.

Preparação para grandes eventos e emergências

A equipe do Serviço 192 participou do simulado de múltiplas vítimas em Itu.

Já na segunda-feira (4/9), a equipe do 192 recebeu o convite para participar de um simulado de múltiplas vítimas, organizado pela Santa Casa de Misericórdia de Itu. O principal objetivo desse treinamento é preparar equipes para possíveis ocorrências desse tipo, especialmente em vista do próximo evento Tomorrowland Brasil, programado para ocorrer entre 12 a 15 de outubro em Itu, com um público estimado de 150 mil pessoas ao longo de três dias.

O simulado busca aprimorar os protocolos de atendimento, avaliar o desempenho da equipe e analisar o tempo de resposta em situações de múltiplas vítimas. A presença da equipe do Serviço 192 é crucial para garantir que a cidade de Itu esteja preparada para lidar com emergências de grande escala.

Para Eva Vilma Garcia, esse simulado possibilita uma preparação importante no socorro de vítimas. “É de extrema importância o treinamento desse protocolo, não apenas pelo evento grandioso que iremos receber, mas pelo fato de que a qualquer momento podemos ter uma situação de múltiplas vítimas e precisamos estar preparados”, destaca.

Além de Eva Vilma Garcia, a equipe do 192 conta com o apoio de outros profissionais dedicados no treinamento, como Eduardo Anderson, supervisor de frotas; assim como os enfermeiros Erick Michael Haiek, Carla Aparecida de Souza, e dos técnicos de enfermagem Mayara Barbosa dos Reis, Magna Rubia Andrade, Raphael Araújo Gomes, Gisele Barbieri dos Santos e o condutor Nilton César de Oliveira.

Fechando a equipe, a médica Carolina Marqui, coordenadora do 192, participou da ação regulando as pessoas que atuaram como vítimas da ocorrência para a o destino de atendimento.

O Serviço 192 de Itu reafirma seu compromisso com a segurança da comunidade e sua preparação para lidar com eventos de grande magnitude, garantindo assim uma resposta eficaz em situações de emergência.

Pular para o conteúdo