Objetivo da ação é ajudar na conscientização da sociedade sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças, combatendo o preconceito e a discriminação

O Centro Especializado em Reabilitação (CER II Tucuruvi) e o Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) Tucuruvi organizaram uma caminhada em referência à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A ação ocorreu na terça-feira, 26 de agosto, no Parque da Juventude, Zona Norte da capital paulista. A iniciativa visou dar maior visibilidade para a data. Reforçando a importância de aumentar a conscientização, por parte de toda a população, sobre a importância da inclusão e do respeito às diferenças. E assim, combater o preconceito e a discriminação contra pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Semana nacional da pessoa com deficIência intelectual e múltipla
“O Brasil conta com uma das legislações mais avançadas do mundo no que se refere à garantia de direitos das pessoas em situação de deficiência. No entanto, é necessário que os direitos estabelecidos tenham garantia e acessíveis a todos. Por conta disso, iniciativas como essa são de grande relevância. Já que elas ajudam a difundir perante toda a sociedade a importância do cumprimento de políticas públicas como forma de promover a inclusão social desse segmento populacional. Bem como combater o preconceito e a discriminação”, declarou o gerente do CER II Tucuruvi, Flávio Cardoso.
“A finalidade da iniciativa é propor um olhar mais sensível e transformador sobre a inclusão social, discutir os desafios e abordar os avanços alcançados até aqui. Ou seja, estimular a convivência e promover a integração também são objetivos nossos. Reforçando a importância da ocupação dos espaços públicos de forma natural por todos”, complementou a supervisora da APD Tucuruvi, Lindinalva de Castro Sousa.
O Centro Especializado em Reabilitação (CER II Tucuruvi) e o Programa Acompanhante da Pessoa com Deficiência (APD) Tucuruvi estão entre os serviços de Saúde administrados pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) na Zona Norte da cidade de São Paulo, por meio de contrato de gestão junto à Prefeitura e Secretaria Municipal da Saúde.
mais sobre as deficIências
A deficiência intelectual pode ser definida como um prejuízo relacionado à capacidade de compreensão de novas informações ou conceitos complexos, bem como a dificuldade de aprender e aplicar novas habilidades. Em geral, começa na infância, com efeito duradouro ao longo de toda a vida. Pessoas com deficiência intelectual têm maior tendência a apresentar outros problemas de saúde mental, como depressão, distúrbios afetivos e comportamentais. Por sua vez, a deficiência múltipla é caracterizada pelo conjunto de duas ou mais deficiências primárias na mesma pessoa. As deficiências primárias englobam as intelectuais, visuais, auditivas e físicas, resultando em atrasos no desenvolvimento global e adaptativo.






