
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) criou o SBCData, novo departamento vinculado à Superintendência Jurídica, com a missão de consolidar tecnologia e dados em favor da gestão e da assistência. A iniciativa faz parte do Plano Estratégico da instituição e reflete o compromisso com qualidade, transparência e modernização.
O novo departamento será responsável por planejar, implementar e sustentar as soluções digitais da SBCD, garantindo que os processos administrativos, clínicos, assistenciais e financeiros funcionem de forma unificada e segura.
Mais do que digitalização
Segundo Péricles Ribeiro Moreira Júnior, gerente de Tecnologia e Inovação em Saúde, a proposta não é apenas informatizar, mas criar uma base sólida de governança digital. “O SBCData nasce como um setor de convergência. E o nosso objetivo é avaliar, padronizar e aprimorar sistemas já existentes e futuros, sempre com foco em eficiência, confiabilidade e escalabilidade”.
Sendo assim, esse trabalho está alinhado ao modelo de saúde baseada em valor, que busca entregar melhores resultados e qualidade de vida aos pacientes, utilizando os recursos de modo responsável e sustentável.
E portanto, serão ganhos concretos ao cuidado uma vez que estarão reunidos dados de diferentes áreas. “Com isso, temos uma visão ampliada da realidade das unidades, o que permite decisões clínicas mais assertivas e melhora direta na qualidade do atendimento prestado à população”, explica o gerente médico da SBCD, Fábio Pampolha.
Soluções em desenvolvimento
O departamento já inicia com projetos estratégicos em desenvolvimento, entre eles:
- iSBCD: plataforma de inteligência artificial para apoio a decisões;
- SBCDoc: sistema de assinatura eletrônica com validação facial;
- ESG-SBCD: ferramenta de compliance e indicadores estratégico;
- Inove SBCD: portal para submissão e acompanhamento de projetos;
- Telemedicina Inovadora: atendimento remoto integrado ao prontuário eletrônico;
- Jornada Damasco: plataforma de capacitação online com trilhas de aprendizagem.
ERP corporativo em saúde
Ou seja, o SBCData inclui um sistema integrado de execução em saúde e boas práticas da Caminho de Damasco. Em outras palavras, um ERP corporativo, da sigla em inglês Enterprise Resource Planning, que traduzido significa Planejamento de Recursos Empresariais. Assim, a proposta consiste em centralizar os processos de gestão em uma única plataforma, permitindo que as informações sejam democratizadas tanto dentro da instituição quanto para os contratantes.
Por meio do SBCDData, colaboradores de todas as unidades poderão inserir e acompanhar informações de forma padronizada. O que possibilitará:
- Maior controle financeiro;
- Acompanhamento das entregas previstas em Contrato de Gestão;
- Consolidação de informações estratégicas para apuração de custos;
- Incentivo a melhorias contínuas de boas práticas assistenciais e administrativas.
Um passo ao futuro
Para Eduardo Lopes, especialista em custos em saúde, o SBCData representa o fortalecimento de uma cultura de gestão baseada em dados. “Estamos criando um núcleo tecnológico capaz de transformar informações em decisões práticas. E esse é o caminho para uma gestão sólida e para uma assistência cada vez mais qualificada”, destaca.
“O novo departamento reafirma nosso compromisso em alinhar gestão interdepartamental e tecnologia para que a SBCD continue evoluindo com democratização das informações”, conclui Dr. Angelo Antonio Picolo, Superintendente Jurídico.
*Originalmente, esta matéria foi capa da edição de Setembro do Jornal da SBCD, para conferir a publicação na íntegra, clique aqui.