A SBCD, que já era responsável pela gestão da unidade de forma emergencial desde março de 2023, assumiu novo contrato com prazo renovável de até cinco anos
A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) conquistou, no mês outubro, o edital de chamamento público da Prefeitura de Cubatão, na Baixada Santista, que definiu a nova gestora do Complexo Hospitalar Municipal de Cubatão Doutor Luiz Camargo da Fonseca e Silva, também chamado de HMC, unidade retaguarda para saúde pública do município.
Além do HMC, a gestão do Complexo Hospitalar inclui o Centro de Alta Complexidade em Saúde que oferece atendimento clínico e cirúrgico em oncologia nas especialidades cabeça e pescoço, nefrologia e de terapia renal substitutiva.
O novo contrato tem duração de dois anos e pode ser prorrogado para um período de até cinco anos. A SBCD já vinha atuando na gestão do HMC de forma emergencial desde 1º de março deste ano.
De acordo com diretor técnico do HMC, Dr. Newton Tomio Miyashita, a vitória na licitação garante à população de Cubatão a manutenção da qualidade dos atendimentos do hospital.
“Atuamos no contrato emergencial com a mesma responsabilidade e compromisso de uma contratação regular. A nossa permanência no HMC faz com que tenhamos uma transição branda. As adaptações poderão ocorrer gradualmente.
Será uma sequência da gestão de excelência que a SBCD fez durante estes últimos meses, cumprindo o contrato emergencial, porém atuando desde o primeiro momento como se já estivéssemos em um contrato de prazo mais longo”.
O diretor explica que houve um aumento geral de cerca de 33% de leitos, dentre os quais, com novidade de leitos de psiquiatria especializada.
Segundo o novo contrato, existem, ainda, investimentos em infraestrutura e tecnologia, que irão renovar as condições de atendimento, proporcionando mais conforto aos pacientes, seus acompanhantes e familiares, além de garantir também um melhor ambiente de trabalho aos profissionais do HMC.
Newton Miyashita destaca os frutos da parceria entre a SBCD e a Prefeitura de Cubatão. “O programa de humanização da assistência à saúde da secretaria municipal, em parceria com a SBCD, como gestora e implantadora, é sem dúvida nenhuma o grande destaque diferencial das metas e objetivos do sucesso do novo Hospital Municipal de Cubatão, cujo carro chefe é o Movimento de Comunicação Efetiva, Não Violenta e Humanizada do HMC. No programa, o indicador a ser acompanhado é o índice de felicidade dos nossos clientes internos e externos, sem deixar de priorizar os indicadores assistenciais na busca da excelência, ou seja, da melhoria contínua e incansável do acolhimento e da assistência, obrigações tácitas da nossa existência como instituição de saúde”, finaliza o diretor técnico.