Gestores das unidades administradas pela SBCD estiveram reunidos para discutirem papéis e responsabilidades de gestão administrativa

Gestores das unidades administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) nos estados do Piauí, São Paulo, Minas Gerais e Sergipe participaram de um ciclo de encontros promovido pela Superintendência Administrativa da organização. Ao todo, foram realizados cinco eventos ao longo dos meses de novembro e dezembro, nas cidades de Teresina (PI), São Paulo e Cubatão (SP), reunindo lideranças responsáveis pela gestão direta das unidades, localizadas ao todo em 17 municípios, representando diferentes serviços de saúde gerenciados.
A iniciativa teve como principal objetivo aproximar os gestores das áreas corporativas da organização, promovendo uma visão integrada do funcionamento institucional. Durante os encontros, foram apresentados os departamentos Jurídico, Financeiro, Engenharia, Engenharia Clínica, Engenharia Ambiental, Tecnologia da Informação, Manutenção Predial, Facilities, Comunicação, Recursos Humanos, Desenvolvimento Humano Organizacional, Patrimônio, Administrativo, Compras e Planejamento e Gestão. Cada área detalhou as suas atribuições, responsabilidades, fluxos de trabalho e atividades desenvolvidas no apoio às unidades. A proposta foi reforçar o entendimento do papel estratégico de cada área e sua contribuição para a eficiência, a conformidade e a qualidade dos serviços prestados pela SBCD.

Além das apresentações, os participantes receberam uma cartilha administrativa elaborada para gestores. O material reúne orientações essenciais sobre os papéis e responsabilidades da gestão administrativa, matriz de responsabilidades gerenciais, fluxos de interação e escalonamento, níveis de atendimento, responsabilidades compartilhadas, diretrizes de segurança da informação e outros temas fundamentais para o alinhamento institucional e a padronização de processos.
Segundo Ronie Oliveira Reyes, superintendente administrativo da SBCD, os encontros representaram um avanço importante na consolidação de uma gestão mais integrada e colaborativa. “Nosso objetivo é compartilhar com a linha de frente um novo formato de governança, que concede mais autonomia local e define com clareza papéis e responsabilidade da gestão administrativa nos níveis da unidade de saúde, da gestão regional de Operações e das áreas corporativas. Também, promover uma melhor integração dos times e despertar o sentimento de pertencimento entre todos os colaboradores da SBCD para que, em conjunto, possamos cumprir com excelência nossa missão: cuidar de pessoas”, destacou.

“O evento proporcionou uma visão mais ampla da SBCD como um todo. Muitas vezes estamos focados nas demandas locais, e esse momento nos permitiu entender o impacto das nossas ações dentro de uma estrutura maior. A troca de experiências entre os gestores e a clareza apresentada sobre responsabilidades e rotinas administrativas agregaram muito valor ao nosso trabalho diário”, avaliou Renée Ariadne Duarte, gerente administrativa do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Andradina (SP).
Para Carina Nunes de Lima, gerente administrativa do Hospital Regional Eustáquio Portela, em Valença do Piauí (PI), iniciativas como essa são fundamentais para o fortalecimento da atuação dos gestores. “A participação nesse ciclo de encontros foi muito importante para o nosso desenvolvimento como gestores administrativos. Essa aproximação com as áreas corporativas nos traz mais segurança na condução dos processos, amplia a compreensão dos fluxos institucionais e esclarece de forma objetiva como e quando acionar cada setor”, afirmou.
O evento reforçou o compromisso da SBCD com a transparência, a qualificação da gestão e o fortalecimento das lideranças, promovendo uma atuação cada vez mais integrada entre as unidades e a administração central.