SBCD

SBCD promove workshop a gestores das unidades administradas no Piauí

6 dez 2025

Gestores das unidades administradas pela SBCD no Estado do Piauí estiveram reunidos para discutirem papéis e responsabilidades de gestão administrativa

Encontro reuniu gestores das unidades administradas pela SBCD no Estado do Piauí. Foto SBCD

Os gestores das 11 unidades que a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) administra no Estado do Piauí estiveram reunidos para um evento conduzido pela superintendência administrativa da SBCD. A iniciativa ocorreu em 02 de dezembro, no auditório do Centro de Atendimento Especializado em Transtorno do Espectro Autista (CETEA), em Teresina.
Na oportunidade, representantes dos departamentos da organização puderam transmitir aos participantes suas respectivas atribuições, deveres e responsabilidades, detalhando as atividades executadas e a importância da área dentro do sistema de trabalho. Também foram apresentando os demais colaboradores que fazem parte de cada equipe, quando cada um deve ser acionado, o funcionamento do fluxo para requisições, dentre outras questões relacionadas.

“Encontros como esse são importantes para reafirmarmos a governança administrativa, os papéis e as responsabilidades nas relações entre o corporativo, os gerentes das unidades e os gerentes regionais. É também uma forma de despertar ainda mais o pertencimento de todos os colaboradores da SBCD, mostrando que a distância não é um limite para que todos nos sintamos parte dessa história, parte das conquistas e do propósito, independentemente da função de cada um”, declarou Ronie Oliveira Reyes, superintendente administrativo da SBCD.

Durante o evento houve ainda a distribuição de uma cartilha administrativa que detalha os papéis e as responsabilidades de gestão administrativa, a matriz de responsabilidades gerenciais, fluxos de interação e escalonamento, níveis de atendimento, responsabilidades compartilhadas, segurança das informações, entre outros temas.

“Considero esse evento um marco, em especial devido à disponibilização da cartilha de papéis e responsabilidades de gestão administrativa. O que mais me impactou foi a clareza e o alinhamento que o conteúdo foi transmitido, um material importante para desfazer dúvidas que surgem no dia a dia do nosso trabalho, ajudando a evitar gargalos e a direcionar demandas corretamente, otimizando tempo, sendo mais assertivo, agregando eficiência e facilitando colaboração entre os setores”, declarou Mariana Ribeiro, coordenadora assistencial do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) de São João do Piauí.

O superintendente administrativo, Ronie Oliveira Reyes, durante o encontro de gestores no Piauí. Foto SBCD

“Particularmente, estou ingressando agora nos processos da SBCD, então para mim foi muito importante poder participar e entender os momentos em que o gestor deve intervir, conhecer melhor os sistemas, trocar experiências com os colegas e conhecer os colaboradores de outros departamentos que podem nos auxiliar em uma série de processos. Temas como patrimônio e manutenção predial, por exemplo, possuem algumas complexidades que foram sanadas durante o evento, a meu ver, muito importante e esclarecedor”, afirmou Anna Carla Leal Bezerra, coordenadora administrativa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) de São Raimundo Nonato.

Políticas institucionais e serviços operacionais também estiveram entre os temas debatidos durante o evento. “Essa ação vem ao encontro da expansão que a SBCD tem registrado na região, já que é importante que esse crescimento ocorra de maneira organizada. Tal iniciativa proporcionou novos conhecimentos aos gestores sobre o funcionamento dos fluxos, de forma organizada, colaborando assim com a rotina e o bom andamento do nosso trabalho para atingirmos todas as metas estabelecidas”, defendeu Maycon Nascimento, gerente administrativo do Hospital Regional Justino Luz.

“Independentemente da distância que nos separa, todos somos a SBCD e queremos chegar ao coração da população através do fornecimento de bons serviços na área da saúde. Esse é um propósito primordial do nosso trabalho”, finalizou o superintendente administrativo, Ronie Oliveira Reyes.

Acessar o conteúdo