O treinamento envolve diversos profissionais de saúde e prepara as unidades para lidar com situações de emergência e incidentes
Na busca constante por aprimoramento no atendimento à população, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), na zona norte de São Paulo, estão passando por treinamentos e simulações de Incidente de Múltiplas Vítimas (IMV).
Esse treinamento tem ocorrido aos finais de semana e envolve um grande número de profissionais de saúde. Entre eles estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, técnicos de saúde bucal, dentistas, equipe multidisciplinar , administrativa e gerenciamento.
Administradas pela SBCD, por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo, o treinamento IMV é uma parte crucial das estratégias de saúde para o enfrentamento de ocorrências que impactam um grande número de vítimas. Abrangendo desde desastres naturais até acidentes envolvendo materiais perigosos, essa atividade visa capacitar os profissionais no gerenciamento e planejamento dessas situações, promovendo uma resposta coordenada e eficaz.
As UBSs Jova Rural, Wamberto Dias da Costa, Vila Nova Galvão, Vila Albertina e Parque Edu Chaves já passaram por essa capacitação. O contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo reforça essa parceria dedicada ao bem-estar da comunidade.
Carolina Freitas, coordenadora de Educação Corporativa da SBCD, ressalta a importância desse treinamento. “O IMV é fundamental para fortalecer a eficiência e coordenação da equipe. Estamos investindo na capacitação com instrutores qualificados para garantir que nossa resposta seja rápida e eficaz, ajudando a salvar vidas em situações críticas”, diz.
A profissional ainda destaca que este treinamento não apenas contribui para a segurança da comunidade atendida, mas também é parte integrante da busca da certificação de acreditação, evidenciando o compromisso contínuo da SBCD e Prefeitura com a qualidade e eficácia do atendimento prestado.
“Outras unidades estão programadas para passar por esse treinamento, solidificando o nosso compromisso com a preparação para emergências e a excelência no cuidado à saúde”, conclui.