SBCD

SBCD promove 2ª edição do Encontro de Farmacêuticos

6 fev 2025

O 2º encontro de Farmacêuticos da SBCD ocorreu na quarta-feira, 5 de fevereiro, no auditório do Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo (AME CRI Norte) e foi voltado aos profissionais que atuam nas Unidades de Saúde sob contrato de gestão da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD).

O encontro contou com a participação de aproximadamente 60 farmacêuticos, além de 8 farmacêuticos na modalidade à distância. Também houve a presença de diversos convidados, dentre eles o presidente da SBCD, Dr. Luis Antônio Picerni Herce; a Supervisora Técnica de Saúde – Santana/Tucuruvi/Jaçanã/Tremembé, Adriana Furlaneto Frias; e a Coordenadora Corporativa de Farmácia da SBCD, Flávia Gualano.

Na oportunidade, foram promovidas três palestras aos participantes. O assessor técnico farmacêutico da Secretaria Municipal de Saúde, Felipe Carvalho, discursou sobre “Assistência farmacêutica no município de São Paulo: avanços e perspectivas”. Enquanto Bruna Malagoli Martino, professora do Instituto Ishikawa, falou sobre “Lean na área da Saúde”. Por sua vez, Lucy Mari Tabuti, mestre em ciência da Comunicação, conduziu uma apresentação a respeito de “Liderança disruptiva – a arte de ser, a arte de somar e a arte de multiplicar”.

A abertura do evento foi conduzida pelo presidente da SBCD, Dr. Luis Antonio Picerni Herce que, durante a fala inicial, revelou que tal iniciativa faz parte de uma política de formação permanente, visando qualificar e preparar cada vez mais os profissionais para os desafios diários. “Os resultados têm sido positivos, refletindo em um serviço de saúde de excelência e reconhecido pela população. Apesar dos avanços, acreditamos que há sempre espaço para melhorias e encontros como esse são fundamentais para o contínuo aprimoramento e aperfeiçoamento dos profissionais, pois promovem a troca de experiências e oferecem formação técnica especializada”, declarou.

Felipe Carvalho, coordenador da área técnica de assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, também ressaltou a relevância da iniciativa. “Encontros como esse são importantes, principalmente pelo impacto que a assistência farmacêutica possui. Quero agradecer pela oportunidade e ressaltar o trabalho de sucesso e em conjunto que vem sendo realizado entre Supervisão Técnica de Saúde e SBCD, ampliando a oferta de serviços clínicos e de medicamentos”, disse.

“Aproveitamos essa oportunidade para falar sobre Lean na saúde, especificamente em farmácia hospitalar. Como farmacêutica, entendo que essa é uma metodologia que dá suporte a todo o trabalho do profissional dentro das instituições de saúde e nada melhor que um encontro entre farmacêuticos para trazer esse tema à discussão e refletir sobre a importância do nosso trabalho, em especial abordando a questão do Lean, uma metodologia de gestão que visa melhorar a qualidade do atendimento e reduzir a superlotação em unidades de Saúde”, explicou a professora Bruna Malagoli.

Para Flávia Gualano, Coordenadora Corporativa de Farmácia da SBCD, a iniciativa de realizar esse evento foi para proporcionar um tempo de aprendizado, troca de experiências e reflexão. “O farmacêutico tem papel de extrema relevância na equipe multiprofissional das unidades em todos os âmbitos de atuação, contribuindo para o acesso e uso racional de medicamentos. Nosso papel como instituição é de capacitar e fortalecer essa atuação”, finalizou Flávia.

Pular para o conteúdo