SBCD

SBCD presente na 41ª Conferência Mundial da Qualidade em Saúde (ISQua 2025)

11 nov 2025

Colaboradores da Qualidade da SBCD durante a ISQUA 2025. Foto: SBCD

A Coordenação de Qualidade da Zona Norte, representando a Sociedade Brasileira Caminhos de Damasco (SBCD), marcou presença na 41ª Conferência Internacional da ISQua (International Society for Quality in Health Care). Trata-se do mais importante encontro mundial sobre qualidade, equidade e segurança em saúde, realizado pela primeira vez no Brasil. O evento reuniu mais de 1.500 especialistas de 80 países e 900 estudos científicos. Consolidando o Brasil como referência global em sistemas de saúde inclusivos e sustentáveis.

SBCD na ISQua 2025

A SBCD participa ativamente desde 2023, implantando e mantendo o modelo de gestão da qualidade baseado na ONA. Atua com auditorias internas, planos de melhoria, gestão de riscos, capacitação das equipes e fortalecimento dos Núcleos de Segurança do Paciente. “Participar da ISQua 2025 representou não apenas um marco para a SBCD, mas uma reafirmação do nosso compromisso com a excelência, a segurança do paciente e a inovação na saúde pública” ressalta Fabiana Costa, coordenadora da Qualidade da SBCD. Para ela “as experiências compartilhadas reforçam que estamos no caminho certo. Transformando conhecimento em práticas sustentáveis e centradas nas pessoas.”

Projeto SMS e Fundação Vanzolini

Entre os destaques do evento, evidenciou-se o reconhecimento do projeto da SMS-SP e Fundação Vanzolini como o maior movimento global de acreditação simultânea em Atenção Primária. Validando assim, o modelo de gestão e qualidade aplicado pela Zona Norte. Ou seja, este projeto é a certificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Paulo pela metodologia da ONA, conduzido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS-SP) em parceria com a fundação. E o objetivo é fortalecer a gestão da qualidade e segurança do paciente na Atenção Primária.

Modelo de Gestão e Qualidade da Zona Norte

Na Zona Norte, o projeto se aplica às 17 UBS geridas pela SBCD. Enquanto isso, o modelo aplicado na região segue os padrões da ONA, estruturado em três eixos:

1.         Segurança do Paciente e Gestão de Riscos

2.         Gestão Integrada de Processos e Indicadores

3.         Cultura de Qualidade e Melhoria Contínua

E dessa forma, esse modelo garante padronização, efetividade e sustentabilidade dos processos, consolidando a Zona Norte como referência em qualidade na Atenção Primária. Sendo assim, a participação da Caminho de Damasco fortalece a integração institucional às tendências globais de acreditação, governança clínica e cultura de segurança. Alinhando assim, as práticas da rede aos padrões internacionais da ONA, ISQua e OMS, resultando em ganhos concretos para a rede.

Fabiana Costa, coordenadora de Qualidade da Zona Norte, durante o evento. Foto: SBCD
Ir para o conteúdo