Entre os dias 17 e 19 de abril, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP) promoveu o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, na cidade de Santos, no litoral paulista. Mais de 3,7 mil participantes se reuniram para debater os desafios do aquecimento global e seus impactos no Sistema Único de Saúde (SUS).
Destacando-se entre as organizações convidadas, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) marcou presença com sua diretoria corporativa, além da participação do psicólogo Joel Hugo Poloni, atuante nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Vila Albertina e Vila Nivi.
As UBSs, administradas pela SBCD, por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo, são referências na região da zona norte da capital, sendo reconhecidas pela excelência em seus serviços. Joel teve dois trabalhos sorteados e escolhidos pela organização para apresentação no congresso. Um dos trabalhos foi desenvolvido na UBS Vila Albertina e o outro realizado na UBS Vila Nivi.
Ao todo, dos oito trabalhos sorteados na região de Santana/Tucuruvi, dois eram do psicólogo colaborador da SBCD. Na ocasião, Joel apresentou o projeto “Grupo Chá e Papo e Grupo Saúde Mental”, ambos com práticas integrativas e complementares em saúde, desenvolvidos nas UBSs Vila Albertina e Vila Nivi. Os projetos visam introduzir novas práticas integrativas e complementares nas Unidades Básicas de Saúde, promovendo assim uma abordagem mais abrangente e holística da saúde mental.
Com o tema “Mudanças Climáticas e Impactos no SUS”, o congresso abordou questões cruciais relacionadas à saúde pública diante dos desafios globais das mudanças climáticas. Durante o evento, expositores como Joel puderam compartilhar suas experiências e ideias no “Dialogando com a amostra”, apresentando seus trabalhos ao público do evento.
Joel enfatizou a importância da apresentação dos trabalhos, destacando que “a plateia majoritariamente composta por gestores em saúde possibilitou uma discussão direcionada às atividades desenvolvidas localmente, na Atenção Básica”.
Além disso, ele ressaltou o papel fundamental da pesquisa científica na qualificação da atenção aos usuários do serviço e na gestão de profissionais de saúde. Segundo Joel, “a pesquisa na área da saúde é essencial para enfrentar os desafios do cotidiano dos serviços, contribuindo para o aprimoramento das atividades, políticas e do SUS”.