SBCD

SBCD inicia Projeto de Auditoria Interna Corporativa nas Unidades de Saúde sob sua gestão

9 jun 2025

Iniciativa visa fortalecer a gestão, a conformidade regulatória e a qualidade assistencial com base em padrões de acreditação

Equipe da Qualidade da SBCD com a equipe de Saúde Mental no CAPS do Mandaqui (SP). Foto SBCD

No mês de abril de 2025, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio do Departamento de Qualidade, deu início ao novo Projeto de Auditoria Interna Corporativa, com foco nas unidades sob gestão da organização no Estado de São Paulo.

O projeto tem como principal objetivo avaliar e aprimorar a eficácia dos processos internos, assegurando que os serviços estejam em conformidade com leis, regulamentos, normas técnicas e políticas institucionais. As auditorias são conduzidas com isenção e objetividade, agregando valor à gestão e oferecendo subsídios para a governança corporativa e tomada de decisões estratégicas.

A definição dos serviços auditados e do cronograma foi feita em conjunto com os Superintendentes das áreas, respeitando critérios técnicos e operacionais. Com isso, a auditoria interna funciona como um instrumento de diagnóstico organizacional, permitindo às lideranças identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria. O foco é assegurar que os processos assistenciais estejam alinhados com as melhores práticas de cuidado seguro, eficaz e livre de danos evitáveis, reforçando o compromisso institucional com a qualidade e segurança do paciente.

Metodologia baseada em evidências e padrões da ONA

A metodologia empregada segue rigorosamente as legislações vigentes e o Manual Brasileiro de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). São utilizados checklists adaptados à natureza de cada serviço auditado, garantindo uma análise técnica e aderente à realidade da unidade.

Após a finalização do relatório técnico, os resultados são apresentados às respectivas Superintendências. Em seguida, é realizado um encontro com os gestores da unidade e a equipe da Qualidade para compartilhamento dos achados, alinhamento das oportunidades de melhoria e elaboração de um plano de ação específico para os itens não conformes ou parcialmente conformes.

Primeiras unidades auditadas

Em abril, a UPA Jaçanã foi a primeira unidade a ser auditada. Na sequência, o Centro de Cuidados Odontológicos (CCO – Tucuruvi) também passou pelo processo. Já em maio, o CAPS III Mandaqui foi o último serviço contemplado nesta primeira fase do projeto. Todas as unidades estão localizadas na zona norte paulista e são administradas pela SBCD em parceria com a Prefeitura de São Paulo e Secretaria Municipal de Saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da SBCD com a excelência, a transparência e a melhoria contínua, pilares fundamentais para a consolidação de uma assistência qualificada, humanizada e segura.

Pular para o conteúdo