SBCD

SBCD inicia implantação no Hospital Regional Justino Luz

8 abr 2025

Unidade localizada em Picos (PI) passa por reorganização com foco em qualidade assistencial, segurança do paciente e valorização dos profissionais

Equipe de implantação da SBCD em frente ao Hospital Regional Justino Luz, em Picos (P). Foto SBCD.

No mês de abril, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) deu início ao processo de implantação e reorganização do Hospital Regional Justino Luz, em Picos (PI), após vencer processo licitatório promovido pelo Governo do Estado do Piauí.

A partir da contratualização com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), a organização iniciou uma avaliação estratégica e estrutural completa da unidade, que é referência em atendimentos hospitalares na região.

Diego Silva, gerente de Operações da SBCD, explica que os primeiros dias de implantação exigem uma atuação intensa e coordenada entre as equipes técnicas e assistenciais.

“As implantações sempre trazem grandes desafios, especialmente em unidades de alta relevância como o Justino Luz. Ter a equipe de São Paulo presente aqui no Piauí é fundamental para garantir a padronização dos processos, a qualidade operacional e a identidade da SBCD em todas as unidades que estão sob nossa gestão”, ressalta.

Melhorias iniciais

Segundo Ronie Oliveira Reyes, superintendente Administrativo da SBCD, a implantação marca o início de um novo ciclo para o hospital, com foco em inovação, acolhimento, segurança e eficiência.

“Estamos comprometidos com a melhoria contínua dos serviços de saúde prestados à população. Essa fase inicial envolveu mais de 100 profissionais diretamente na reestruturação de setores essenciais como Nutrição, Facilities, Gestão de Patrimônio, Engenharia Civil, Clínica, Ambiental e Suprimentos”, explica.

Além disso, Reyes destaca que “em poucos dias, implantamos melhorias, promovemos revitalização em espaços estratégicos, como o refeitório, enfermarias e áreas externas. Também, reforçamos a segurança sanitária e estrutural da unidade, implantando uma manutenção predial efetiva, revisitando procedimentos e renovando o seu parque tecnológico”.

Entre as melhorias destacadas no relatório da primeira semana de atuação da SBCD estão:

  • Revitalização e reinauguração do refeitório, com novo cardápio, equipamentos e comunicação visual;
  • Limpeza terminal em todas as áreas, especialmente em setores críticos como cozinha, UTI e corredores hospitalares;
  • Implantação de equipamentos de proteção individual para colaboradores, e adequação dos produtos químicos utilizados na higienização;
  • Uniformização de todos os colaboradores;
  • Troca de dispensers, sifões e ralos danificados, promovendo maior funcionalidade;
  • Calibração e testes de equipamentos médicos;
  • Criação de novos fluxos para altas hospitalares e comunicados para acompanhantes e visitantes, reforçando orientações de segurança;
  • Reorganização patrimonial, com recuperação de bens inservíveis;
  • Jardinagem, poda de árvores, retirada de resíduos acumulados e testes de potabilidade de água;
  • Implantação de um novo serviço de lavanderia hospitalar, com renovação e controle da rouparia;
  • Melhorias na infraestrutura elétrica, hidráulica, rede de informática e de climatização de ambientes.

Referência em urgência e cirurgias para o semiárido piauiense

O Hospital Regional Justino Luz é uma das unidades hospitalares mais importantes do interior do Piauí. Localizado em Picos, atende casos de urgência e emergência de média e alta complexidade, sendo referência para dezenas de municípios das regiões do semiárido piauiense e dos vales do Guaribas, Sambito e Canindé.

A unidade realiza cirurgias ortopédicas, neurológicas e gerais, sendo peça fundamental para o funcionamento da rede estadual de saúde. Com a chegada da SBCD, a meta é ampliar a qualidade do atendimento, garantir mais segurança assistencial e implementar melhorias estruturais contínuas, com foco no bem-estar dos pacientes e das equipes.

Segundo o superintendente hospitalar da SBCD, Mario Sapede, a atuação no Justino Luz reforça a especialidade da entidade em promover soluções eficazes e humanizadas para unidades públicas.

“Temos uma equipe com expertise consolidada na gestão hospitalar SUS, voltada para resultados, resolutividade e acolhimento. A cada nova implantação, buscamos oferecer uma estrutura moderna, com processos ágeis e foco total no paciente, sempre em parceria com os profissionais de saúde e o poder público”.

Presença consolidada no Piauí desde 2023

A SBCD está presente no estado do Piauí desde 2023 e já é responsável pela gestão de importantes unidades públicas. Em Teresina, atua na Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho (Hospital do Mocambinho). Em Picos, além do Hospital Regional Justino Luz, a organização também administra a UPA de Picos, o Novo Hospital Regional de Picos e a Central de Diagnóstico. Também está presente em São João do Piauí, na gestão do Centro Especializado de Reabilitação Tipo II (CER II).

“Com essa ampliação da atuação, a Caminho de Damasco fortalece seu compromisso com a saúde pública no estado, levando sua marca de gestão ética, eficiente e com foco em resultados para toda a população piauiense”, finaliza Dr. Mario.

Pular para o conteúdo