Com foco na qualificação da assistência e reestruturação dos serviços, a Caminho de Damasco, junto ao Governo do Piauí, traz uma nova era para o hospital no atendimento à população

Em abril de 2025, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) assumiu a gestão do Hospital Regional Justino Luz, em Picos (PI), após certame promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Essa é a 6° unidade de saúde administrada pela Caminho de Damasco no Piauí. Presente atualmente em Teresina, na capital, além das cidades de Picos e São João do Piauí.
O hospital, referência regional para mais de 600 mil pessoas, é a principal unidade de saúde da macrorregião de Picos, que engloba mais de 40 municípios. O objetivo da SBCD é transformar essa unidade em um modelo de excelência, oferecendo suporte completo e qualificado às demandas assistenciais da população.
Sob a liderança de sua equipe técnica, administrativa e assistencial, a Caminho de Damasco vem atuando de forma estratégica na reorganização dos espaços físicos e na qualificação da gestão e dos atendimentos prestados.
De acordo com Maycon Nascimento, gerente Administrativo da SBCD, o objetivo inicial foi garantir a continuidade dos atendimentos e qualificar a assistência prestada. “O maior desafio nesse começo foi reorganizar os serviços essenciais, com ênfase na padronização dos processos e na estruturação das equipes multiprofissionais. Alguns desafios inesperados exigiram ações rápidas, mas nossa equipe esteve comprometida desde o início”, afirma.
Antes do início da implantação pela SBCD, a região de Picos foi afetada pelas chuvas. Para evitar prejuízos no atendimento, ações rápidas e eficazes foram realizadas durante a chegada da SBCD na unidade. “Apesar desses contratempos, a gestão da SBCD manteve seu compromisso em assegurar a continuidade dos serviços e requalificação da assistência”, acrescentou Maycon.

Serviços ofertados
Localizado na Praça Antenor Neiva, no bairro Bomba, o Hospital Regional Justino Luz funciona de forma ininterrupta, 24h por dia. Ao todo, a unidade possui 156 leitos em diversos atendimentos, como:
- Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopédica e Bucomaxilofacial;
- Neurocirurgia;
- Clínica Pediátrica e Centro de Parto (internação);
- Salas de isolamento e de emergência adulto e pediátrica;
- Pronto Atendimento Adulto;
- Pronto Atendimento Pediátrico;
- Atendimento Obstétrico;
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O Justino Luz ainda conta com Centro Cirúrgico para realização de procedimentos de urgência, programadas e eletivas, em parceria com a Sesapi. Também possui Serviços de Diagnóstico, como: Raio-X, tomografia, ultrassonografia, endoscopia, colonoscopia e exames laboratoriais 24h.

Estratégia de reestruturação e capacitação contínua
Dr. Mario Sapede, Superintendente Hospitalar da SBCD, destaca que a estratégia também tem sido neste começo a reestruturação dos espaços físicos. “Esse trabalho inclui investimentos contínuos em qualificação da gestão e capacitação das equipes, garantindo mais qualidade no atendimento prestado”, afirma.
“Com isso, logo no início da gestão, a SBCD iniciou diversas ações para melhorar o funcionamento do hospital e qualificar os serviços e os seus ambientes”, ressalta. Entre as melhorias implementadas no começo da gestão foram:
- Prontuário eletrônico: garantindo maior segurança nas práticas assistenciais e sistematização dos processos;
- Qualificação dos ambientes: melhorias na limpeza, climatização e manutenção de equipamentos essenciais.
- Reformas estruturais no setor de Pronto Atendimento Pediátrico: com o objetivo de ampliar o espaço físico e otimizar o fluxo assistencial.
“Mesmo com essas ações, o objetivo também era garantir a continuidade e funcionamento pleno dos serviços assistenciais”, menciona Dr. Mario Sapede.
Próximos Passos – Com isso, as próximas ações da SBCD incluem a reestruturação do Pronto Atendimento Pediátrico e otimização do fluxo de pacientes e a qualificação do atendimento. Estratégias para promover a humanização na assistência e a valorização dos colaboradores também estão entre as iniciativas, que prevê a implantação de protocolos de atendimento humanizado.
Com a missão de oferecer atendimento de qualidade à população, a SBCD segue transformando o Justino Luz em um centro de referência, prestando serviços que atendem às necessidades de mais de meio milhão de pessoas da região de Picos.

Além da gestão do Justino Luz, há previsão de implantação e gestão pela SBCD de outras 14 unidades de saúde no Piauí até o final do ano, conforme contratos já homologados no qual a Caminho de Damasco foi consagrada vencedora dos certames promovidos pelo Governo do Estado. As unidades previstas para implantação:
Hospitais:
- Hospital Areolino de Abreu
- Hospital João Luiz de Moraes
- Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde
- Hospital Regional Eustáquio Portela
- Hospital Regional Teresinha Nunes de Barros
- Hospital Regional Deolindo Couto
- Hospital Estadual Gerson Castelo Branco
- Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman
Unidade de Pronto Atendimento (UPA):
- UPA Oeiras
Centrais de Exames:
- Central de Exames Uruçuí
- Central de Exames Oeiras
- Central de Exames Raimundo Nonato
- Central de Exames Valença do Piauí
- Central de Exames Teresina