No dia 6 de agosto os colaboradores eleitos e indicados da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) tomaram posse para a gestão 2024/2025 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em unidades de saúde administradas pela SBCD na zona norte de São Paulo e na Unidade Integrada do Mocambinho, em Teresina, no Piauí.
Em São Paulo, o evento foi realizado no auditório do Ambulatório Médico de Especialidades do Centro de Referência do Idoso na Zona Norte (AME CRI Norte), e contou com a presença dos colaboradores eleitos e designados para a CIPA na capital paulista.
Já no Piauí, a posse dos seis colaboradores eleitos e indicados para a CIPA foi realizada no auditório da unidade, popularmente conhecida como Hospital do Mocambinho. Os eventos também contaram com a participação de representantes do SESMT (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho) da SBCD.
“A CIPA é um momento também de acolher a todos de modo a se preocupar e a buscar alternativas de melhorias de saúde e segurança do trabalho em todas as unidades de saúde”, comentou o vice-presidente da CIPA das unidades Norte de São Paulo, João Carlos de Souza, durante o evento de posse em São Paulo.
Bruno Santos de Oliveira, presidente da CIPA na região Norte paulista, também esteve presente e agradeceu pela participação de todos e de modo especial a confiança que recebeu pelo setor de Segurança do Trabalho e de todos os membros da CIPA pela sua posse. Ele acrescenta que conta com a presença e apoio de todos durante ente mandado.
CONVOCAÇÃO E ELEIÇÕES
Nas unidades, o período de início da convocação e divulgação da eleição da CIPA ocorreu em junho deste ano, resultando na eleição de cinco colaboradores eleitos e cinco indicados na unidade do AME CRI Norte, três colaboradores eleitos e três indicados no Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (PAI-ZN).
Além disso, três colaboradores eleitos e três indicados na Unidade Integrada do Mocambinho, além de 14 colaboradores eleitos e 14 indicados em unidades de saúde na zona norte paulista, como preconizado pela Norma Regulamentadora N° 5 (NR-5).
Para Marcos Feitosa dos Santos, coordenador de Segurança do Trabalho da SBCD, desde o processo eleitoral da CIPA até o momento da posse, “demostra qual a importância desta Comissão e principalmente o empenho de todos os membros eleitos e indicados em buscar um ambiente de trabalho cada vez mais seguro a todos os colaboradores, pacientes e acompanhantes”.
Para a gestão 2024/2025, no AME CRI Norte, a CIPA na unidade atualmente conta com o presidente Maike Silva Lopes e vice-presidente Dernival Ferreira da Silva. No PAI-ZN, a presidente é Priscilla Caramatti Santos com a vice Ozenir Fabiana Gonçalves. No Hospital do Mocambinho, o presidente é Ricardo Mosciaro da Silva Junior e com Carlos Eduardo Saraiva Leite como vice-presidente da CIPA.