SBCD

SBCD e Prefeitura de Cubatão promovem Dia D da Vacinação

17 maio 2024

Neste sábado, 18 de maio, as UBSs estarão abertas para vacinar a população contra diversas doenças, entre elas gripe, dengue, entre outras. Participe!

SBCD e Secretaria Municipal de Saúde promovem campanha de vacinação neste sábado (18/5). Foto divulgação.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cubatão irão realizar a vacinação da população neste sábado, 18 de maio, das 9h às 16h, em diversas regiões da cidade.

Na ação, estarão disponíveis vacinas contra gripe, dengue, entre outras que integram o Plano Nacional de Imunização. A campanha faz parte de uma iniciativa da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) e a Secretaria de Saúde de Cubatão.

A SBCD administra as unidades da Atenção Primária à Saúde no município, por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de Cubatão. O “Dia D” de vacinação, como é chamada a campanha, irá disponibilizar doses de imunizantes em 14 unidades de saúde de Cubatão (veja a lista abaixo).

Dia D de vacinação

Saiba quais vacinas estão disponíveis e o público-alvo.

GRIPE – Devem se vacinar contra a gripe todas as pessoas a partir de 6 meses de idade, principalmente os grupos prioritários: crianças a partir de 6 meses e menores de 6 anos; pessoas a partir de 60 anos; gestantes e puérperas; trabalhadores da Saúde; professores e trabalhadores de instituições de ensino; povos indígenas e quilombolas e população de rua. A meta da Campanha é atingir 90% de cada grupo acima.

Entre os grupos prioritários também estão os profissionais das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência permanente, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores do transporte coletivo, caminhoneiros, portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes menores de 18 anos sob medidas socioeducativas.

DENGUE – A vacinação contra a dengue teve início no dia 8 de maio e é voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O município recebeu 1.956 doses da vacina destinadas para primeira dose. O esquema vacinal contempla uma segunda dose em três meses após a primeira. A meta de vacinar 90% dessa população.

MULTIVACINAÇÃO – Todas as demais vacinas de rotina do PNI também estarão disponíveis no sábado. O objetivo da multivacinação é a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

CRIANÇAS – Para crianças menores de um ano, estão disponíveis Hepatite B, rotavírus, meningococo C, hepatite B, penta, pneumocócica, poliomielite e febre amarela, gripe e covid-19 (para crianças a partir de 6 meses). A exceção é a da BCG, que é aplicada exclusivamente no Unidade de Saúde do Jardim 31 de Março às sextas-feiras.

Para as crianças maiores de 1 ano e adolescentes menores de 15, estão disponíveis as vacinas contra hepatite A, pneumocócica, meningococo C, poliomielite, tríplice viral (doses 1 e 2), tetra viral, DTP, tríplice bacteriana e varicela.

Unidades que participam do DIA D

UBS Vila São José, Avenida Bandeirantes, s/nº;

USF Afonso Schmidt (Área 5), Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco

UBS Jardim Casqueiro, Rua Espanha, s/nº;

USF Jardim Nova República-Bolsão 8, Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº;

UBS Vila Nova (Rua São João, 185);

USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);

USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);

USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);

USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);

USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);

USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);

USF Água Fria (Rua Elias Zarzur, s/nº);

USF Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);

Vila Esperança II-CAIC (Rua Francisco de Assis, s/nº, Vila Natal).

Pular para o conteúdo