SBCD

SBCD e Cubatão lançam Laços de Acolhimento

4 abr 2025

Programa desenvolvido pela SBCD, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde de Cubatão, tem como foco a humanização do atendimento pré-natal e o fortalecimento do vínculo entre gestante, unidade de saúde e maternidade

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), junto a Prefeitura Municipal de Cubatão e da Secretaria Municipal de Saúde, lançaram nesta quinta-feira, 3 de abril, o programa “Laços de Acolhimento” na Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Nova República, em Cubatão. A iniciativa é voltada à ampliação do cuidado às gestantes atendidas na rede pública do município.

O evento de lançamento contou com a presença do presidente da SBCD, Luis Antonio Picerni Herce, da vice-prefeita Andrea Castro, e do secretário municipal de Saúde, Márcio Luiz Amorim Oliveira. Além de gestores, profissionais de saúde, lideranças da comunidade, entre outras autoridades locais. As gestantes foram recebidas com um café da manhã e receberam kits maternidade, em uma manhã marcada pelo acolhimento, orientação e atenção integral.

Desenvolvido pela SBCD, entidade responsável pela gestão da Atenção Primária à Saúde e do Hospital Municipal de Cubatão, o projeto tem como principal objetivo garantir pelo menos seis consultas de pré-natal para cada gestante atendida. E assim, promover o acompanhamento qualificado e contínuo desde a gestação até o pós-parto.

laços de acolhimento

“É um projeto que traz benefícios reais para as gestantes. A gente percebe o quanto o acolhimento, a escuta e a presença de uma equipe preparada fazem diferença para essas mulheres. Muitas chegam inseguras e saem fortalecidas. Com informações e apoio para viver esse momento de forma mais tranquila e segura”, destaca Fábio Pampolha, gerente médico da SBCD em Cubatão.

Atualmente, 578 gestantes realizam o pré-natal nas 18 unidades de saúde do município, sendo a USF Jardim Nova República a que concentra o maior número de atendimentos. E por isso, o programa se iniciou nesta unidade.

“A ideia do projeto é garantir que a gestante esteja assistida de forma contínua e qualificada. Ela participa de rodas de conversa, tem acesso a orientação nutricional, psicológica. Além de poder esclarecer dúvidas sobre o parto, amamentação e cuidados com o recém-nascido. Tudo isso, realizado por uma equipe multiprofissional comprometida com o bem-estar da mãe e do bebê”, explica Estela Santana, superintendente da Atenção Primária à Saúde de Cubatão.

Kit maternidade entregue às gestantes – Foto SBCD.

A importância do pré-natal

Dados recentes do Ministério da Saúde mostram avanços expressivos em Cubatão. Como por exemplo, o número de gestantes que realizam pelo menos seis consultas de pré-natal, que saltou de 12% no início de 2023 para 47% no primeiro quadrimestre de 2024.

Além disso, também houve crescimento significativo na realização de exames para sífilis e HIV (de 16% para 52%) e no atendimento odontológico durante a gestação (de 7% para 52%). Assim como a vacinação de crianças até um ano de idade que atingiu 84%, colocando Cubatão na liderança do ranking da Baixada Santista.

Um dos destaques do projeto é a visita guiada ao Hospital Municipal de Cubatão (HMC), voltada às gestantes que realizarão o parto na unidade. A ação busca aproximar as futuras mães do ambiente hospitalar, promovendo acolhimento e reduzindo a ansiedade.

“Durante a visita, as gestantes conhecem a estrutura da maternidade, os profissionais que estarão envolvidos no atendimento. E participam de momentos educativos e acolhedores. Essa ambientação é fundamental para aumentar a confiança e tornar o momento do parto mais tranquilo”, explica Marcelo Valle, presidente da Comissão de Humanização do HMC.

Após o nascimento, o programa também oferece acompanhamento psicossocial, agendamento da consulta puerperal e continuidade das ações educativas nas unidades. Além disso, promove a entrega do kit maternidade, que simboliza o cuidado estendido ao binômio mãe-bebê.

Com o Laços de Acolhimento, a SBCD reafirma seu compromisso com a humanização do cuidado em saúde, trabalhando em conjunto com a gestão pública. E dessa forma, busca transformar a experiência da gestação e do parto em um momento de segurança, orientação e afeto.

Todas às gestantes da rede pública de Cubatão também recebem um Plano de Parto. Foto SBCD.
Pular para o conteúdo