Ao longo de 2023, as equipes da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), na Atenção Primária à Saúde do contrato com a Prefeitura de São Paulo, em atuação junto à Supervisão Técnica de Saúde Santana/ Jaçanã/ Tucuruvi/ Tremembé, zona norte da cidade, estiveram envolvidas na melhoria dos processos e gestão para obtenção da certificação ONA Nível 1 (Organização Nacional de Acreditação). Ela avalia tanto a segurança do paciente quanto qualidade da assistência oferecida consoante aos recursos disponíveis e sua complexidade.
Capitaneado pelo setor de Qualidade da SBCD, sob gerência da enfermeira Érica Laurindo, as ações envolveram todos os setores da organização. Desde o corporativo com suas áreas administrativas e de apoio até os colaboradores da base que atuam diretamente junto ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Digo que passar pelo processo de acreditação é um verdadeiro desafio. E, que a acreditação em si é só a cereja do bolo. O verdadeiro ganho se dá durante todo o percurso que envolve revisão e garantia de aplicação dos processos e a mobilização das equipes em direção à meta de segurança do paciente. Isso só é possível quando se tem uma equipe altamente qualificada que tem, na sua causa de viver, as práticas assistenciais de saúde”, diz Érica Laurindo.
Isso é o que tem acontecido durante toda a jornada em busca da certificação. Além dos tradicionais treinamentos sobre processos e práticas, os colaboradores da SBCD, recepcionistas, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos, médicos entre outros profissionais como terceirizados de limpeza e segurança se envolveram de corpo e alma.
Participaram de oficinas, com gamificação (uso de elementos e mecânicas de jogos em contextos não lúdicos para engajar e motivar participantes), de forma que tivessem maior absorção dos conteúdos e fixassem melhor os processos envolvidos para um trabalho com excelência. Entre os temas desenvolvidas estavam, metas de segurança do paciente, notificação de eventos adversos, ciência sobre diferentes fornecedores, atitudes a serem tomadas em momentos de crises, entre outras.
“A jornada para acreditação ONA é rigorosa, mas necessário. Diante de tudo que temos passado, ir em busca deste ‘selo’ representa o compromisso da SBCD e da prefeitura por um objetivo comum: segurança para o paciente. Porém, nada disso seria possível sem a vitalidade, profissionalismo e competência de todo o time da Caminho de Damasco. E a todos eles, que em nome da organização, manifestamos nosso profundo agradecimento. Parabéns”, finaliza a superintendente de Atenção Primária da SBCD, Estela Santa.