SBCD

SBCD conquista certificação nacional de qualidade para unidades de saúde na zona norte de SP

1 fev 2024

AMA/UBS Integrada Wamberto Dias da Costa foi a 100ª unidade básica de saúde de São Paulo a ser acreditada

 

Equipe da UBS Integrada Wamberto Dias da Costa.

A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), Organização Social de Saúde com foco no gerenciamento de equipes e unidades de saúde, foi reconhecida pela conquista de uma das maiores certificações de qualidade do Brasil, o Certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) I – Acreditado, para duas unidades de saúde localizadas na zona norte paulista.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Jova Rural e a AMA (Assistência Médica Ambulatorial)/UBS Integrada Wamberto Dias da Costa conquistaram as certificações após auditorias realizada pela Fundação Vanzolini, que avaliam diversos critérios, entre eles a organização, qualidade, segurança e humanização no processo assistencial.

As duas unidades passaram por uma avaliação detalhada através de uma IAC – Instituição Acreditadora Credenciada e também por uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.

Para Estela Santana, superintendente da Atenção Primária à Saúde na SBCD, a certificação fortalece o serviço assistencial e garante ao público maior segurança e assertividade no atendimento.

“A ONA é reconhecida nacionalmente e internacionalmente por seus rigorosos padrões de avaliação, garantindo que as instituições de saúde certificadas atendam altos níveis de qualidade e segurança. A certificação das unidades Jova Rural e Wamberto Dias da Costa é um testemunho do comprometimento em oferecer um ambiente acolhedor, humano e eficiente para todos os pacientes”, comenta.

De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige.

A SBCD administra as duas unidades por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de São Paulo e a certificação reitera a missão da organização na promoção de um serviço assistencial de qualidade e com segurança à população. A acreditação reconhece a cultura organizacional da gestão, demonstrando que a unidade segue padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA.

Segundo Evandro Vilela, gerente Assistencial na SBCD, a ONA reconheceu não apenas a excelência técnica das unidades Jova Rural e Wamberto Dias da Costa, mas também a capacidade de promover um ambiente acolhedor e humano.

“A certificação é o reflexo de um esforço conjunto, de um comprometimento diário, e demonstra a dedicação incansável de cada profissional que faz parte da UBS Jova Rural e da AMA/UBS Integrada Wamberto Dias da Costa. Cada membro da equipe contribuiu de maneira significativa para alcançarmos esse reconhecimento, que atesta a qualidade dos serviços que oferecemos”, celebra.

Evandro reforça a importância das parcerias de serviços de empresas terceirizadas, como a Guima e Alpha, que também contribuíram ativamente com os seus profissionais nas conquistas obtidas por cada unidade de saúde. “No serviço assistencial contamos com o suporte de uma equipe de limpeza e de segurança bastante engajada, que fez parte de todo o processo da implantação de melhorias e nos ajuda diariamente no sucesso de nossa missão”, diz.

 

Equipe do Corporativo da SBCD com a equipe da UBS Jova Rural.

100ª unidade certificada

No caso da AMA/UBS Integrada Wamberto Dias da Costa, que passou por auditoria no início deste ano, ela foi a 100ª instituição de saúde certificada na cidade paulista, um marco que ressalta a importância e a valorização da atenção básica no município pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. O reconhecimento ressalta o empenho das instituições em elevar os padrões de atendimento e contribuir para uma saúde pública ainda mais eficaz.

A conquista da acreditação fortalece ainda mais a confiança do público, assegurando uma prestação de serviços de saúde que atende as diretrizes de órgãos internacionais. Com isso, a comunidade conquista cada vez mais um atendimento mais seguro, preciso e de qualidade, marcando um avanço assistencial significativo no município.

 

O gerente Assistencial da SBCD, Evandro Vilela (centro), ao lado de colaboradores da UBS Jova Rural. Do lado esquerdo, Ricardo José dos Santos comenta o sentimento pela conquista da certificação. “Agradeço a SBCD pela oportunidade de nos chamar para representar a unidade. Fui convocado e venci”, disse.

Preparação e melhorias

A UBS Jova Rural e a AMA/UBS Integrada Wamberto Dias da Costa foram contempladas com a certificação, respectivamente, em dezembro de 2023 e janeiro de 2024. A validade é de dois anos, mas com visitas da auditoria realizadas periodicamente para manutenção da acreditação.

Para conquistar a certificação, as unidades precisaram de uma crescente evolução com início no ano de 2022, quando a SBCD assumiu a gestão de unidades da Atenção Primária à Saúde na zona norte de São Paulo. Desde então, e com os avanços na busca por melhorias assistenciais, houve o comprometido em oferecer serviços assistenciais que atendessem aos mais altos padrões.

Conduzido pelo setor de Qualidade da SBCD, com a gerência da enfermeira Érica Laurindo, as ações envolveram todos os setores da organização. Áreas do setor corporativo e administrativo, bem como de apoio aos colaboradores da base que atuam diretamente junto ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A conquista da acreditação fortalece ainda mais a confiança do público, assegurando uma prestação de serviços de saúde de muita qualidade. A comunidade pode esperar um atendimento mais seguro e preciso, marcando um avanço significativo na assistência primária à saúde”, conclui Érica.

Pular para o conteúdo