Passado um ano à frente do gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde na Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho, em Teresina, Piauí, é possível identificar uma série de ações que foram desenvolvidas e que aperfeiçoaram o funcionamento do equipamento, desde melhorias nos fluxos de atendimento, treinamentos e capacitações, até manutenções corretivas e preventivas que foram realizadas ao longo deste primeiro ano de gestão.
A fachada externa passou por uma total reformulação e os ambientes internos ganharam uma série de reparos, sejam corretivos ou de modernização. Consultórios, enfermaria e cozinha, entre outros ambientes, receberam uma nova pintura e foram submetidos à troca de equipamentos, tanto da parte elétrica, quanto hidráulica. O parque tecnológico também foi atualizado, com a aquisição de novas impressoras e computadores, além de um novo aparelho de Radiologia Computadorizada Digital para o setor de Raio X.
A capacitação dos colaboradores também esteve entre as preocupações da SBCD. Com isso, o núcleo de Educação Permanente do Hospital promoveu ao longo deste primeiro ano de gestão diversos cursos e treinamentos a fim de abastecer os profissionais com conteúdo atualizado sobre normas reguladoras, boas práticas, gestão hospitalar, qualidade em serviços de saúde, entre outros temas.
Os atendimentos odontológicos de urgência e emergência também foram ampliados. O serviço, que antes de a SBCD assumir a unidade, era oferecido até às 19 horas, passou a ser disponibilizado 24 horas por dia. Porém, a mudança mais significativa em termos de benefícios diretamente disponibilizados à população é a ampliação do quadro de profissionais que trabalham na Unidade. O número saltou de 111 para 186.
Tais iniciativas fazem parte do planejamento estabelecido em parceria entre SBCD e Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí). “Ampliar a capacitação técnica dos colaboradores, aumentar o conforto disponibilizado aos nossos pacientes e acompanhantes e prestar um atendimento de qualidade estão entre nossas prioridades, primando pela eficiência dos serviços ofertados à população usuária do equipamento”, garante Hudson Lemos, gerente administrativo do Hospital do Mocambinho.
A Unidade Integrada de Saúde do Mocambinho presta atendimento em dez especialidades, sendo elas: clínica médica, neurologia, ortopedia, cardiologia, psiquiatria, psicologia, ginecologia, gastroenterologia, nutrição e odontologia. A unidade realiza, também, exames de ecocardiograma, eletrocardiograma, radiologia e ultrassonografia. A Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) administra o hospital através de contrato de gestão junto à Sesapi (Secretaria de Estado da Saúde do Piauí).