Curso pioneiro aborda metas internacionais de segurança do paciente e reforça compromisso com a qualidade assistencial
Nos dias 25 e 27 de novembro, o Setor de Qualidade da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) promoveu o 1° Curso de Auditores Internos em Metas de Segurança do Paciente, capacitando profissionais do Núcleo de Segurança do Paciente das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Zona Norte de São Paulo. A iniciativa, ministrada pela enfermeira Fabiana Costa, teve como foco o treinamento de mais de 30 representantes de 17 UBSs para a realização de auditorias internas.
O curso foi realizado com o apoio da Educação Permanente no auditório da UBS Jova Rural e proporcionou aos participantes o domínio de processos e ferramentas essenciais à aplicação das metas de segurança do paciente em suas unidades de atuação. O objetivo é aprimorar a qualidade do atendimento, garantindo o cumprimento de normas estabelecidas para preservar a vida, a integridade e a dignidade dos pacientes.
A SBCD, que administra mais de 20 unidades e serviços de saúde na Zona Norte em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Saúde, destaca-se por seu compromisso com a excelência assistencial. Desde o ano passado, esforços têm sido direcionados para obter a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avalia critérios de qualidade e segurança nas instituições públicas e privadas. Ao todo, a SBCD já obteve a conquista da certificação Nível 1 em 15 unidades de saúde sob sua gestão.
A equipe da qualidade, enfatiza que “a segurança do paciente é uma responsabilidade coletiva. Cada um de nós, seja enfermeiro, médico, farmacêutico, ou qualquer outro membro da equipe de saúde, tem um papel importante. Portanto, aproveitemos esta oportunidade para nos aprimorar cada vez mais, sempre com o objetivo de garantir o melhor para quem confia em nosso cuidado”, finalizam.