SBCD

Cubatão celebra um ano de reestruturação da rede psicossocial

19 maio 2025

Além de celebrar o dia da luta antimanicomial, o município celebrou um ano de reestruturação da rede psicossocial. Foto: SBCD

Cubatão celebrou, nesta semana, um ano da reestruturação da Rede de Saúde Mental, marco fundamental na consolidação de um modelo de cuidado mais humanizado, articulado e resolutivo. No dia 14 de maio, a comemoração da data também contou com visita do secretário municipal de saúde, Márcio Oliveira, ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ).

Desde sua inauguração, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-II), o Ambulatório em Saúde Mental e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPS-IJ) são administrados pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD). A SBCD é responsável também pela Atenção Primária à Saúde do município e pela gestão do Hospital Municipal, em parceria com a Prefeitura de Cubatão e a Secretaria Municipal de Saúde.

“Celebrar um ano do Complexo de Saúde Mental é reconhecer o quanto avançamos na assistência psicossocial do município. A SBCD, junto da Prefeitura, tem atuado com firmeza e compromisso para garantir uma atenção em saúde mental humanizada, integral e conectada à rede de cuidados”, destaca Estela Santana, superintendente da Atenção Primária à Saúde da SBCD.

CAPS IJ: atendimento infantojuvenil como referência regional

Durante a visita, o secretário Márcio Oliveira ressaltou o impacto positivo do CAPS IJ para a região. “Essa unidade representa um importante diferencial regional, pois o atendimento infantojuvenil ainda é raro em muitos municípios. Era uma demanda latente, e Cubatão prontamente respondeu a esse chamado”, afirmou.

Dia da Luta Antimanicomial é celebrado com ações culturais e reflexivas

Em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, o CAPS II organizou uma série de atividades neste mês de maio. E assim, reforçou o compromisso com um cuidado baseado na liberdade, nos direitos humanos e na inclusão. Dessa forma, no dia 15, o “Encontro CAPS” reuniu cerca de 30 usuários e 15 profissionais em uma programação especial: apresentações musicais, poesias, leitura de textos autorais, exposição de trabalhos artísticos e aula de expressão corporal. Por fim, essas atividades reafirmam o CAPS II como espaço de convivência, criatividade e acolhimento.

Roda de conversa aborda desafios e avanços da saúde mental

Já no dia 16, uma roda de conversa reuniu o Dr. Vitor Martinez de Carvalho, chefe da ala psiquiátrica, e a psicóloga Talita Nolasco, coordenadora do CAPS IJ. Assim, os presentes discutiram os avanços da reforma psiquiátrica e os desafios ainda enfrentados.

Talita apresentou dados locais que evidenciam a relevância do tema: estima-se que 2.530 adultos em Cubatão convivem com transtornos mentais graves. Enquanto isso, cerca de 1.687 pessoas enfrentam dependência química. E entre crianças e adolescentes, a prevalência de transtornos varia entre 7% e 12,7%.

“Há exatamente um ano, passamos a contar com o Complexo de Saúde Mental. E ele permite o acolhimento dos usuários com base em um protocolo de classificação de risco. Dessa forma, isso garante que cada unidade direcione o paciente ao equipamento mais adequado, com os recursos necessários para seu cuidado”, explicou Talita.

Com um ano de avanços, a SBCD e a Prefeitura de Cubatão seguem com o compromisso em fortalecer a rede psicossocial do município. E garantindo assim, acesso, escuta qualificada e acolhimento a todas as pessoas que necessitam de atenção em saúde mental.

Paciente toca violão durante comemorações da rede psicossocial. Foto: SBCD
Pular para o conteúdo