
Nos dias 21 e 22 de agosto, o Departamento de Qualidade da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) realizou auditorias internas corporativas. As ações ocorreram na USF Dr. Acácio Aves de Souza Lima – Mariana I e na USF Dr. Adauto Gonçalves Colettes, ambas no município de Garça (SP).
A Atenção Primária à Saúde (APS) da cidade conta com a administração da SBCD em parceria com a Prefeitura de Garça e a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da auditoria é avaliar processos internos, identificar pontos de melhoria e reforçar a segurança do paciente. Assegurando que os serviços se alinhem cada vez mais às boas práticas assistenciais e à qualidade no atendimento.
“Esse trabalho é fundamental para aprimorar continuamente nossos serviços. Ou seja, a auditoria não é apenas um diagnóstico, mas também uma oportunidade de fortalecer práticas seguras. E melhorar a experiência do paciente e consolidar uma cultura de qualidade em todas as unidades”, destacou Érica Laurindo, gerente de Qualidade da SBCD.


Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente
Além disso, durante a ação também ocorreu a implantação do Núcleo de Segurança do Paciente, com capacitação da equipe que participará do grupo. Assim, a iniciativa trará benefícios diretos ao fortalecimento dos protocolos de segurança nas unidades. Permitindo a construção de indicadores e o acompanhamento de índices que orientarão novas oportunidades de melhoria.
O processo contou com a participação ativa do administrativo do núcleo da SBCD em Garça. Representado por: Rodrigo Mariano, coordenador administrativo, Mariangela Rosário Agostini, supervisora assistencial, e Luciana Aparecida de Moraes, gerente da Atenção Primária à Saúde pela SBCD em Garça.
Por fim, a integração das equipes reforça o compromisso institucional com a transparência, a melhoria contínua e a gestão eficiente, sempre em benefício da população.
