A unidade da zona norte de São Paulo, administrada pela SBCD em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foi destaque no encerramento do ciclo do PROADI-SUS, ao compartilhar boas práticas e resultados no enfrentamento da sepse em serviços de urgência e emergência

O Pronto-Socorro Municipal Dr. Lauro Ribas Braga, conhecido como PS Santana, integrou o PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), em iniciativa que visa aprimorar a qualidade do cuidado clínico na área de cardiologia, qualificar fluxos assistenciais e fortalecer ações de combate à sepse em unidades de saúde. O programa integra esforços nacionais voltados à melhoria da assistência, à redução de óbitos evitáveis e ao fortalecimento de práticas baseadas em evidências no SUS.
Durante o ciclo, a unidade apresentou os resultados do monitoramento do protocolo de sepse, escolhido como foco da apresentação. A sepse é caracterizada por um conjunto de manifestações clínicas graves decorrentes de uma infecção e é popularmente conhecida como “infecção generalizada”. Trata-se de uma condição grave e tempo-dependente que exige reconhecimento precoce e tratamento imediato. Segundo o Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por sepse no Brasil ainda gira em torno de 60%, índice considerado elevado em comparação a países de perfil semelhante.
Nesse contexto, o monitoramento do protocolo teve como objetivo identificar precocemente pacientes com suspeita de sepse e garantir tratamento oportuno, por meio da aplicação de pacotes de medidas clínicas com eficácia comprovada na redução da morbimortalidade.
Capacitação e qualificação da assistência
O monitoramento da sepse foi um dos projetos do PROADI-SUS em parceria com o HCor, que promoveu treinamentos e capacitações voltados à qualificação das equipes de saúde, com foco no reconhecimento precoce dos sinais clínicos e na adoção de protocolos assistenciais baseados em evidências.
O PS Santana, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, participou do encerramento do ciclo 2024–2026 com a apresentação dos resultados alcançados. O gerenciamento do protocolo de sepse na unidade foi conduzido pela enfermeira Ana Paula Pinto, coordenadora de Enfermagem, responsável por apresentar a experiência local no programa.
A participação teve como propósito compartilhar práticas exitosas na implementação de boas práticas assistenciais no contexto da urgência e emergência, alinhadas às diretrizes do SUS e às estratégias do PROADI-SUS.

PS Santana é destaque no ciclo do Projeto PROADI-SUS 2024–2026
O PS Santana foi uma das unidades selecionadas pelo PROADI-SUS do HCor que se destacaram no eixo de implementação do Projeto Boas Práticas. Como reconhecimento, a unidade foi convidada a compartilhar desafios e conquistas durante a aula de encerramento realizada virtualmente em 27 de janeiro.
Na ocasião, a coordenadora de Enfermagem Ana Paula Pinto representou institucionalmente a unidade. Segundo ela, “a participação apresentada reflete o trabalho coletivo da equipe multiprofissional do Pronto-Socorro Municipal de Santana, com destaque para as equipes de enfermagem assistencial e coordenação, bem como equipe médica, farmácia e equipe multiprofissional da unidade”.
Ela acrescenta ainda que “essa participação colocou o PS Santana em evidência nacional, dentro de um programa estratégico do Ministério da Saúde, além de dar voz à prática assistencial do SUS, mostrando que é possível fazer gestão, cuidado seguro e qualidade mesmo em cenários desafiadores”. Ana Paula reforçou também que a experiência fortaleceu o protagonismo da Enfermagem na gestão e na inovação em saúde, evidenciando liderança técnica, institucional e humana.