SBCD

Profissionais das Unidades de Saúde administradas pela SBCD na Zona Norte de Sp participam de capacitação sobre arboviroses

8 fev 2026

Encontro reuniu profissionais para atualização de protocolos, fortalecimento dos fluxos assistenciais e preparo das equipes para o manejo das arboviroses na rede de saúde

Capacitação sobre arboviroses para colaboradores da Zona Norte. Foto SBCD.

Uma capacitação sobre arboviroses foi promovida aos colaboradores que atuam nas Unidades de Saúde administradas pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) na Zona Norte da cidade de São Paulo. O encontro teve a presença de aproximadamente 65 profissionais, entre as categorias de gerente, responsável técnico médico e interlocutor do Núcleo de Vigilância (NUVIS) das unidades.

A iniciativa contou com parceria da Supervisão Técnica de Saúde (STS) e Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) e teve por objetivo preparar as equipes para o manejo e seguimento dos fluxos e protocolos assistenciais de arboviroses. Na oportunidade, foram discutidos os elementos chaves que contribuem para o manejo adequado e desfechos favoráveis, tais como a classificação de risco, hidratação com avaliação individualizada, utilização de ferramentas como o Sampa Dengue e o seguimento dos fluxos e processos assistenciais a serem trabalhados em rede.

Classificada como etapa 1, a capacitação foi destinada para a formação de multiplicadores que desdobrarão o conteúdo para a etapa 2, voltada aos médicos; e a etapa 3, atribuída aos demais colaboradores. “O momento atual, de menor demanda de casos, é oportuno para reavaliar as fragilidades encontradas anteriormente e discutir oportunidades de melhorias, que embasarão a elaboração dos planos operativos e de contingências”, revelou o assessor técnico de Vigilância da SBCD na Zona Norte de São Paulo, Aurivan de Lima Zoccoli.

Encontro reuniu profissionais para atualização de protocolos, fortalecimento dos fluxos assistenciais e preparo das equipes. Foto SBCD.

Para Dr. Luiz Ricardo de Melo, coordenador médico que participou da condução dos trabalhos, a atividade não só trouxe à tona um tema de grande impacto assistencial, mas também serviu como uma oportunidade valiosa para troca de saberes. “A discussão das situações mais comuns possibilitou uma análise crítica do cenário, com vistas à melhoria dos fluxos de atendimento e ao aperfeiçoamento do processo de trabalho. Assim, a capacitação foi um passo fundamental para otimização do atendimento aos pacientes no contexto das arboviroses”, finalizou.

As arboviroses formam um grupo de doenças virais que são transmitidas por artrópodes, principalmente mosquitos (como o Aedes Aegypti). A transmissão da doença ocorre por meio da picada de mosquitos, especialmente em áreas urbanas, e em períodos de calor e chuva.

Acessar o conteúdo