
Com o objetivo de fortalecer a cultura de segurança e aprimorar a qualidade da assistência, o PAI-ZN (Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte), promoveu uma ação especial em alusão à Segurança do Paciente. Assim, nos dias 25 e 26 de setembro, a unidade administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD) sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, realizou atividades com seus colaboradores.
Portanto, a iniciativa reuniu profissionais de diferentes áreas em uma programação que incluiu palestra educativa, discussão de casos clínicos e a visita ao espaço temático “Quarto dos Horrores”. O ambiente foi criado para incentivar a identificação de falhas na assistência. E dessa forma, estimular a reflexão sobre práticas de prevenção de erros.
Sendo assim, durante os dois dias, também houve a distribuição de crachás informativos com as Metas Internacionais de Segurança do Paciente. Além da instalação de sinalizações sobre medicações de alto risco. Ampliando o acesso dos colaboradores a informações essenciais para o cuidado seguro.
Nilha Bethânia Leão Alves, coordenadora assistencial do PAI Zona Norte, e Lucas Oliveira Alves, enfermeiro da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), conduziram a ação. Ela também contou com integração entre as equipes, troca de experiências e aprendizado coletivo.



