Encontro idealizado pela Supervisão Técnica de Saúde Santana/Jaçanã contou com apoio da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD)
Aproximadamente 100 profissionais da Rede Pública de Saúde da região Santana/Jaçanã, na Zona Norte da cidade de São Paulo, estiveram reunidos em 7 de dezembro para um dia repleto de troca de experiências, discussão de casos e estratégias aplicadas no dia a dia do trabalho realizado. Tendo como tema “Reabilitação – um olhar ampliado sobre o cuidado da Pessoa com Deficiência (PCD)”, o Seminário contou com a presença de diversos convidados, dentre eles Sandra Maria Vieira Tristão de Almeida, da área Técnica da Pessoa com Deficiência da SMS; Marília Simões do Nascimento, interlocutora da Pessoa com Deficiência da Coordenadoria de Saúde Norte; e Adriana Furlaneto Frias, Supervisora Técnica de Saúde – Santana/Jaçanã.
No período da manhã, foram levantados debates acerca dos cuidados necessários no acompanhamento da pessoa com deficiência, avaliação diagnóstica, quadros clínicos, epidemiologia, incidência, comorbidades, entre outras questões relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista, assim como a atuação das equipes de Apoiador da Pessoa com Deficiência (APD) no município de São Paulo. Já no período da tarde, ocorreram debates nas temáticas voltadas para a reabilitação do Acidente Vascular Encefálico (AVE).
“Encontros como este proporcionam aos profissionais uma reciclagem sobre seus conhecimentos e a aquisição de informações mais atualizadas sobre o que está sendo praticado. É o espaço ideal para ouvir diferentes pontos de vista e receber informações valiosas”, afirma Mariana de Castro Couto, Interlocutora da Saúde da Pessoa com Deficiência na Supervisão Técnica de Saúde Santana/ Jaçanã.
A importância do trabalho realizado nos Centros Especializados em Reabilitação (CER), Apoiador da Pessoa com Deficiência (APD), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) também tiveram grande destaque durante os debates, assim como a fundamental participação das equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD). Por conta disso, profissionais das mais diversas áreas de atuação enriqueceram o encontro. Neuropediatra, neurologista, psicólogas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, fisiatras, terapeutas ocupacionais, enfermeiras, técnicas de enfermagem e acompanhantes participaram do Seminário, compartilharam experiências e forneceram informações técnicas uns aos outros.
“Ao trabalhar em equipe, os profissionais de saúde podem colaborar na identificação de problemas e na busca por soluções mais eficazes. A abordagem multiprofissional permite uma troca de informações mais ampla, considerando as diferentes perspectivas e experiências dos profissionais envolvidos, o que pode contribuir para o aprimoramento da prática clínica”, acredita Patrícia Pereira Gouvea Theodoroff, gerente do CER II Tucuruvi.
Realizado no auditório do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI Norte), o Seminário “Reabilitação” foi idealizado pela Supervisão Técnica de Saúde Santana/Jaçanã e contou com apoio da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), Organização Social responsável pela gestão das Unidades de Saúde na região Santana/Jaçanã.